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Como transformar a gestão de contencioso de volume em estratégia de redução de custo para as empresas

Fábia Cunha

Se é durante a crise que surgem as melhores ideias, como essa crise no Brasil pode impactar os escritórios de advocacia?

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Atualizado em 24 de novembro de 2017 15:54

Grandes especialistas acreditam que em tempos de crise surgem as grandes ideias e os grandes negócios. Ao longo da história podemos comprovar a veracidade da teoria com casos como o nascimento da Ford. Mas, se é durante a crise que surgem as melhores ideias, como essa crise no Brasil pode impactar os escritórios de advocacia?

Ao longo dos anos, cresceu muito o volume de processos, impactando negativamente o andamento dos tribunais, mas gerando muito trabalho para os escritórios de advocacia. Algumas bancas cresceram se especializando em contencioso de massa e todos nós sabemos o quanto oneroso e trabalhoso é gerenciar essas carteiras.

Com o dinheiro mais curto, algumas empresas reformularam seus fluxos de trabalho com o objetivo de diminuir o impacto no orçamento e assim, surgem novas tecnologias, que auxiliam os escritórios a otimizar o fluxo, reduzir o erro e custo com folha de pagamento.

Assim, apostar em um sistema de gestão de contencioso tem se tornado uma estratégia bastante assertiva. Aqui no escritório, o departamento de qualidade junto com o TI desenvolveu um sistema de gestão chamado PG Law, que nos mostra de forma ampla tudo que envolve uma base de processos.

E onde entra a economia, se eu tenho que investir em tecnologia?

A economia surge em como os dados podem te auxiliar a tomar decisões estratégicas. Tivemos um caso bastante emblemático quando começamos a desconfiar que determinada base de processos tinha alto volume por causa de fraude. O que iniciou a nossa desconfiança foi o nome do advogado que moveu ação contra nosso cliente ser sempre o mesmo em alto volume de ações.

A partir desse ponto, começamos a olhar com mais atenção para as peças iniciais e percebemos que a base era a mesma em todos os casos, só mudavam alguns dados e que nunca conseguíamos encontrar o autor da ação no endereço citado.

E foi assim, que por meio do nosso sistema, conseguimos pegar a fraude dessa base de processos, e gerar uma economia grande para o cliente, já que ele estava sendo condenado em ações onde não tinha gerado dano algum ao consumidor.

Esse é apenas um exemplo de como a tecnologia pode auxiliar na gestão do contencioso de massa e gerar grande economia para seus parceiros.

Que tal pensar em modificar suas estratégias para 2018?

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*Fábia Cunha é gestora jurídica e compliance do Pires & Gonçalves - Advogados Associados.

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