MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Porque armazenar seus dados na nuvem utilizando um software jurídico

Porque armazenar seus dados na nuvem utilizando um software jurídico

Luciano Martins

Ao investir em um software jurídico que opera na nuvem, os profissionais precisam apenas de um navegador conectado à internet para gerenciar dados da banca.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Atualizado em 22 de agosto de 2017 07:28

Para fazer a gestão eficiente do seu escritório de advocacia, o profissional precisa apostar no uso de recursos tecnológicos para automatizar a rotina atribulada. Isso irá garantir melhores resultados e o sucesso da banca a longo prazo. Se adotar um software jurídico que opera na nuvem, ou seja, que armazena uma grande quantidade de dados e arquivos na internet, melhor ainda para produtividade e redução com custos em infraestrutura de TI e materiais de escritório.

A computação em nuvem (cloud computing) não é uma novidade na advocacia, mas sua utilização tem se tornado uma tendência na maioria das bancas brasileiras. Escritórios dos mais variados portes adotam essa solução para melhorar os procedimentos internos e a comunicação entre a equipe e os clientes. Com a implementação do processo digital, a tecnologia passou a fazer parte da realidade da Justiça, o que torna ainda mais indispensável aos escritórios de advocacia adotarem esse tipo de ferramenta para acompanharem esse novo cenário.

Ao investir em um software jurídico que opera na nuvem, como o SAJ ADV, os profissionais precisam apenas de um navegador conectado à internet para gerenciar os dados e informações, assim como para realizar o acompanhamento dos atendimentos, atividades, processos e finanças do escritório. A solução software como serviço (SaaS) representa um baixo custo em infraestrutura tecnológica. Na contratação do serviço, a empresa fornecedora se responsabiliza por toda a estrutura necessária, como servidores, cuidados com a segurança da informação e disponibilização de profissionais familiarizados com a tecnologia para orientar a equipe a como utilizar o sistema da forma mais eficiente.

Vantagens de armazenar os dados do escritório na nuvem

Uma das grandes vantagens em contratar um software jurídico que opera na nuvem é a possibilidade de armazenar uma grande quantidade de dados em um único sistema. Com isso, o escritório consegue garantir a segurança das informações. Mas é importante contratar um software jurídico, com forte controle de acesso e que promova backups constantes do banco de dados do escritório. Dessa forma, é possível armazenar e gerenciar todas as informações de maneira precisa.

Outro ponto que evidencia a importância de adotar um software jurídico na nuvem é a viabilidade de os profissionais acessarem remotamente documentos e dados armazenados no sistema por meio de dispositivos móveis conectados à internet, como smartphones e tablets. Diante da rotina de um advogado, é imprescindível contar com um software jurídico que o auxilia em todas as suas atividades, mesmo estando fora do escritório.

Além disso, ao armazenar os dados utilizando um software jurídico na nuvem, o gestor passa a ter mais controle das informações de todos os setores do escritório de advocacia em apenas alguns cliques. A computação em nuvem também facilita o acompanhamento das atividades e a execução dos procedimentos de gestão de escritórios, que passam a ser realizados com mais agilidade e eficiência.

Isso porque com os dados e informações reunidos em uma única plataforma, o escritório consegue criar um banco de dados interconectado com todas as áreas da banca, facilitando o armazenamento e coleta de informações. Com o banco de dados automatizado, os colaboradores passam a acessar as informações necessárias muito mais rápido e de qualquer lugar.

Benefícios de incluir na rotina do seu escritório de advocacia um software jurídico que opera na nuvem

A facilidade para a implementação do software jurídico SAJ ADV é um diferencial que a solução oferece aos escritórios de advocacia. Na contratação do sistema, a Softplan disponibiliza uma equipe de profissionais para auxiliar os advogados a incluírem o sistema em sua rotina de trabalho, mostrando os benefícios e ganhos do uso na prática. As primeiras ações são desempenhadas pela equipe de Implementation Success e acontecem logo após a contratação do sistema.

Listamos a seguir outros benefícios de incluir na rotina do seu escritório de advocacia um software jurídico que opera na nuvem:

Economia de espaço físico e redução com custos em materiais de escritório

Por conta de os documentos do escritório estarem digitalizados e armazenados em um software que opera na nuvem, os profissionais podem criar e editar documentos online. Um dos maiores benefícios dessa prática é a redução do espaço utilizado para guardar essas informações em pastas físicas. Além disso, pelo fato de operar na nuvem, não é necessário investimento em servidores e profissionais especializados.

Assim, apesar de ter uma sede física, as atividades do escritório passam a ser realizadas de forma virtual. Após a contratação do software jurídico SAJ ADV, o escritório Camargo Penteado, de São Paulo (SP), digitalizou todos os processos do escritório e os incluiu no sistema. Dessa forma conseguiu eliminar a sala de arquivos físicos para ficar com apenas dois gaveteiros.

Unificação e integração das informações de diferentes áreas do escritório

Um software jurídico na nuvem, como o SAJ ADV, possui diferentes módulos para que os gestores e profissionais consigam gerenciar e ter um controle maior das finanças, atendimentos, processos e atividades realizadas pelo escritório a seus clientes e parceiros estratégicos. Com as informações disponíveis em formato digital, a gestão da banca passa a se tornar integrada, tanto entre os próprios profissionais, como também deles com os clientes. Isso torna possível o compartilhamento de arquivos e informações processuais com mais agilidade e eficiência.

Aumento da produtividade

A falta de padronização dos procedimentos internos e a desorganização das informações impacta diretamente na produtividade dos profissionais. Geralmente, os escritórios que ainda não utilizam o software jurídico em sua totalidade, fazendo o controle manual de muitas atividades, acabam perdendo prazos importantes e deixam de atuar de forma mais estratégica e profissional.

O SAJ ADV permite o acompanhamento de todas as etapas da tramitação do processo, possibilita o gerenciamento do contencioso judicial ou extrajudicial de um escritório de advocacia. O sistema ainda funciona como um Google interno, pois o conteúdo é indexado e as informações disponíveis em poucos cliques. Dessa forma, o advogado consegue realizar com mais facilidade o acompanhamento de prazos, sendo notificado sobre cada tarefa pendente.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.


___________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca