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Como captar clientes na advocacia em 5 dicas exclusivas

Luciano Martins

Muitos são os desafios enfrentados pelos profissionais para captar clientes na advocacia com intuito de tornar a banca mais lucrativa a médio e longo prazos.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Atualizado em 6 de dezembro de 2019 14:27

Muitos são os desafios enfrentados pelos profissionais para captar clientes na advocacia. Isso se deve por conta do aumento da competitividade no mercado jurídico durante a última década. Além disso, não podemos esquecer das limitações legais impostas pelo Código de Ética da OAB.

O cenário pode parecer desfavorável. Porém, com o avanço da internet, os escritórios de advocacia de pequeno e médio portes passaram a se sentir cada vez menos intimidados diante da concorrência. Eles passaram a competir de igual para igual com players maiores. Para lidar com o expressivo crescimento do número de advogados no Brasil, muitas bancas passaram a investir em ideias diferenciadas para destacar a marca de forma ética.

As principais iniciativas adotadas pelos escritórios de sucesso para conseguir captar clientes na advocacia combinam três fatores:

 Atendimento de qualidade;
 Adoção de estratégias eficientes de marketing jurídico;
 E a construção de uma promissora rede de relacionamentos. Todos esses fatores ajudam o escritório a ampliar a carteira de clientes e otimizá-la, aumentando a lucratividade.

Por isso é cada vez mais estratégico gerenciar adequadamente o relacionamento com os clientes por meio do uso de um software jurídico. A modernização na gestão do escritório de advocacia é considerada uma boa prática a ser adotada. A partir da utilização de ferramentas tecnológicas, a atuação jurídica dos profissionais se torna ainda mais eficaz. Características que proporcionam um melhor atendimento aos atuais clientes e, por consequência, aumentam as chances de captar clientes na advocacia.

5 dicas para captar clientes na advocacia

Mesmo com as restrições impostas aos profissionais no que se refere ao uso da publicidade para captar clientes na advocacia, não é de hoje que o Marketing Jurídico vem sendo explorado no setor. O uso de técnicas para fidelizar e conquistar novos clientes está ganhando cada vez mais força. Principalmente pelo fato de que 45% da população brasileira está conectada à internet. Países como a China, por exemplo, já usam aplicativos para conectar clientes e advogados com a ajuda de dispositivos eletrônicos - uma espécie de Uber jurídico para captar clientes na advocacia. Apesar dessa ser uma realidade distante para os advogados brasileiros, alguns escritórios perceberam os benefícios de aumentar a presença online. É o caso do escritório Koetz Advocacia.

No "Guia de networking para advogados", disponível gratuitamente, é possível conferir orientações para implementar a estratégia ideal de marketing jurídico para o seu escritório. Aproveite para conferir a seguir algumas dicas para fazer isso corretamente, com baixo investimento.

Construa uma imagem positiva do escritório no ambiente digital

Para conquistar uma presença digital relevante, é necessário investir em ações de marketing jurídico no dia a dia da banca. Algumas estratégias já podem ser colocadas em prática, inclusive com pouca verba. Ao criar e manter um blog para o seu escritório, as pessoas passam a localizar os seus serviços pela internet com mais facilidade. Afinal, milhares de pessoas pesquisam no Google por soluções para seus problemas, sejam eles jurídicos ou não.

Estar bem posicionado na plataforma pode impulsionar o seu negócio, auxiliando na captação de clientes na advocacia com baixo investimento. Saiba como posicionar melhor o seu site no Google e conheça os benefícios dessa prática para captar clientes na advocacia. Além de apoiar na prospecção de clientes com ética, a iniciativa ajuda a fortalecer a marca do escritório e ampliar o relacionamento com atuais clientes.

Invista em networking com clientes e parceiros estratégicos

A forma mais eficaz de captar clientes na advocacia ainda é a publicidade "boca a boca". Por isso, promover o networking com os que usam e são parceiros do seu negócio pode contribuir para o crescimento sustentável da banca a longo prazo. É fundamental incentivar a gestão eficaz do escritório. Essa iniciativa contribui para que gestores e profissionais tenham visão mais estratégica da sua carteira de clientes.

Ao conhecer com profundidade os atuais usuários do escritório, é possível identificar a área de atuação e os trabalhos mais buscados. Também é possível ver novas demandas jurídicas que estão surgindo e que podem ser atendidas. Uma gestão de clientes bem feita impacta no aumento da receita do escritório de advocacia. Isso porque, ao garantir a satisfação deles, as chances da banca ser recomendada à outras pessoas são maiores. Além disso, a indicação feita por clientes satisfeitos aumenta a credibilidade da banca. Como resultado, o seu escritório conquista uma ampla rede de relacionamentos.

Busque se diferenciar da concorrência

Em um mercado cada vez mais concorrido, é importante ter diferenciais nos serviços prestados aos seus atuais clientes. Afinal, já são mais de 1 milhão de advogados atuantes no Brasil. Investir na ampliação da rede de relacionamentos pode fazer com que a banca seja recomendada por parceiros estratégicos e, consequentemente, consiga captar clientes na advocacia. Além de proporcionar um atendimento de qualidade, os profissionais precisam ainda marcar presença em eventos e reuniões para promover a sua marca.

Modernize a prática jurídica do escritório

Investir em ferramentas tecnológicas para promover uma gestão eficaz do escritório é alternativa para quem deseja modernizar a prática jurídica. A partir da adoção de um software jurídico que opera na nuvem, é possível fazer o registro e o acompanhamento de atendimentos e processos, gestão de tarefas e compromissos, entre outras atividades relacionadas aos atendimentos.

Além disso, com o uso deste recurso, os gestores conseguem gerenciar as informações de todas as áreas do escritório de forma integrada, e acessá-las por meio de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. A tecnologia permite ainda que o profissional tenha uma agenda jurídica organizada, capaz de proporcionar a integração entre as atividades do escritório e os compromissos pessoais, o que garante uma atuação mais profissionalizada.

Incentive uma gestão de escritório de advocacia estratégica

Integrar todas as iniciativas apontadas garante uma gestão de escritório de advocacia mais estratégica. Ao modernizar as principais rotinas administrativas e operacionais da banca torna-se viável a adoção de iniciativas inovadoras para captar clientes na advocacia sem que isso impacte na qualidade dos atendimentos prestados.

A informatização dos escritórios de advocacia é primordial para tornar a rotina dos profissionais mais eficaz e produtiva, influenciando positivamente na prestação do serviço jurídico de forma estratégica e com qualidade diferenciada.

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*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

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