A importância de avaliar a satisfação do cliente na gestão de escritório de advocacia
Avaliar a satisfação dos clientes é um desafio para a gestão de escritório de advocacia, mas fazer isso periodicamente pode ajudar a aumentar a clientela.
sexta-feira, 12 de maio de 2017
Atualizado em 11 de maio de 2017 09:19
Apesar de muitos profissionais ainda não conseguirem incluir em sua rotina ações focadas para avaliar a satisfação dos clientes, essa prática tem apresentado retornos positivos na gestão de escritório de advocacia. Se avaliar a satisfação dos clientes ainda é um desafio para seu escritório, é importante analisar a melhor forma para implementar essa atividade no escopo de trabalho agora mesmo.
A forma mais efetiva de medir essa satisfação e aprimorar os serviços prestados é a partir do feedback dos clientes. Tal iniciativa precisa ser prioridade em escritórios de advocacia, pois só assim torna-se viável identificar os pontos fortes e as fraquezas da banca de forma legítima, de acordo com a visão de quem mais importa: seus clientes.
Ao elaborar uma pesquisa de satisfação, passa a ser possível reconhecer questões que, muitas vezes, podem passar despercebidas durante a rotina atribulada dos gestores e dos demais profissionais da equipe. Nesse sentido, o ideal é que o escritório de advocacia consiga dispensar atenção especial às necessidades e às expectativas dos clientes com relação aos serviços oferecidos, solicitando feedbacks periódicos sobre a qualidade dos serviços prestados.
Estratégias possíveis com avaliações de satisfação
A pesquisa de satisfação é um esforço considerado positivo, principalmente para o desenvolvimento das estratégias de fidelização de clientes. Para isso, é primordial promover uma gestão eficiente por meio do uso de um software jurídico. As avaliações de satisfação dos clientes também podem oportunizar à banca promover as seguintes estratégias:
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Incentivar os clientes a compartilharem experiências positivas que tiveram com seu escritório de advocacia em sites e plataformas online como Facebook, Google, entre outros;
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Impedir que um cliente deixe uma crítica negativa que possa impactar na reputação do seu escritório. Ao solicitar a avaliação do cliente, você dá a oportunidade de ele expressar os pontos negativos diretamente a você, diminuindo a chance de apresentar suas insatisfações a amigos e parentes;
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Aproximar e solidificar o relacionamento com clientes satisfeitos, aumentando a credibilidade do seu escritório junto aos atuais clientes e possíveis prospects;
Essas são algumas das ações essenciais para os escritórios de advocacia que desejam se destacar perante à concorrência por meio da fidelização dos clientes, considerado ainda hoje um dos maiores desafios na área jurídica.
Conheça as vantagens de avaliar a satisfação do cliente na gestão de escritório de advocacia
De acordo com o consultor de marketing norte-americano Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente atual satisfeito. Dessa forma, é essencial que sejam realizados esforços a fim de reter clientes.
A excelência na prestação do serviço jurídico pode ser medida por meio de feedbacks que avaliam a satisfação dos clientes atuais da banca. Para alcançar resultados positivos, é imprescindível prestar atenção em aspectos como atendimento diferenciado, preços justos, disponibilidade e cumprimento de prazos.
O advogado Leonardo Ferrareze explica que a adoção do software jurídico SAJ ADV foi essencial para conseguir captar mais clientes e fidelizá-los. Depois dos primeiros dois meses com o SAJ ADV, Ferrareze notou resultados excelentes. "Nossos índices de satisfação, de indicação de clientela e de produtividade aumentaram vertiginosamente", destaca o advogado.
O que pode dar suporte ao planejamento na gestão de escritório de advocacia?
Organização, disponibilidade e integração das informações a partir da utilização do software jurídico SAJ ADV possibilitam que os profissionais do escritório realizem um planejamento mais adequado de cada atendimento realizado. Além disso, o sistema facilita a organização dos compromissos diários em uma agenda online integrada com outros dispositivos. Isso permite que o advogado dispense o uso de métodos ultrapassados para gerenciar os atendimentos.
Na advocacia, a indicação representa a maior forma de captação de clientes. Focar em estratégias que garantam a experiência positiva e sua plena satisfação pode proporcionar a publicidade "boca a boca" feita pelos próprios clientes, conferindo ainda mais credibilidade institucional ao escritório. Se o seu escritório de advocacia investe em seus atuais clientes, prestando um atendimento de excelência, possivelmente eles passarão a promover o seu serviço.
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*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.