3 áreas do Direito para investir e garantir o sucesso do seu escritório de advocacia
Atuar em diferentes áreas do Direito é uma das estratégias mais promissoras utilizadas por escritórios que desejam obter um diferencial competitivo.
terça-feira, 9 de maio de 2017
Atualizado em 8 de maio de 2017 09:02
Atuar em diferentes áreas do Direito é uma das estratégias mais promissoras utilizadas por escritórios que desejam obter um diferencial competitivo e se destacar como referência no mercado. Ampliar os ramos de atuação para a prestação do serviço jurídico pode propiciar à banca e aos profissionais que nela atuam mais oportunidades junto ao mercado de trabalho.
Diante de uma concorrência cada vez mais acirrada no mercado jurídico, entre outras tendências e desafios impostos aos profissionais, o uso de recursos tecnológicos, como um software jurídico, passou a se tornar necessário na rotina dos advogados. Essa nova realidade motivou os escritórios a direcionarem suas atividades para resultados. Isso levou muitas bancas a adotarem estratégias inovadoras para gerenciar e conquistar novos clientes por meio de um software jurídico.
Além de facilitar o dia a dia dos profissionais por reunir e organizar todos os dados em uma única plataforma, o software jurídico SAJ ADV, por exemplo, permite o acesso remoto às informações das diferentes áreas de forma integrada, via dispositivos conectados à internet. Isso permite que o gestor tenha um maior entendimento da base atual de clientes, identificando o perfil ideal para o escritório com base nas informações disponíveis no sistema.
Além de ajudar a manter uma carteira de clientes saudável e estável, o sistema consegue auxiliar as bancas a detectarem áreas do Direito mais promissoras para direcionar as estratégias de prospecção de novos clientes. Para os escritórios de advocacia que já atendem uma variedade de áreas do Direito, um software jurídico como o SAJ ADV pode auxiliar os gestores a integrar os vários ramos do escritório.
Confira 3 áreas do Direito para investir e garantir o sucesso do seu escritório de advocacia
Os grandes escritórios de advocacia que atuam em uma estrutura "full service" apostam seus investimentos, em 2017, na área penal. Com esse modelo, os advogados criminalistas podem atuar em parceria direta com profissionais especializados em outras áreas - como direito ambiental, tributário, trabalhista, entre outras.
Com o mercado de aquisições e fusões também em alta, a tendência é o aumento de profissionais na área de Direito Empresarial. Com as constantes mudanças nesse mercado, os profissionais que desejarem ser competitivos devem buscar reinventar a prestação do serviço jurídico. Veja a seguir, três áreas do direito para investir e garantir o sucesso do seu escritório de advocacia.
1. Compliance
Seis em cada dez brasileiros consideram a corrupção o pior problema do país, segundo pesquisa realizada no último ano pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os recentes escândalos de corrupção em destaque na mídia levaram as instituições a prestar mais atenção em questões como ética corporativa.
Nesse novo contexto, compliance e ética passou a ser uma área do Direito bastante visada para atuação dos profissionais, já que as empresas buscam cada vez mais adequar suas políticas internas e de relações comerciais às obrigações legais vigentes no Brasil e em outros países. Quem optar por investir nesta área do Direito deve estar preparado para resolver conflitos que envolvam políticas internas e condutas éticas de empresas.
2. Direito Trabalhista
Com a reforma trabalhista em pauta e os impactos positivos e negativos ainda sendo debatidos, o Direito Trabalhista pode ser considerado uma área do Direito que terá aumento da demanda nos próximos anos. De acordo com o Guia Salarial 2017 da Robert Half, consultoria multinacional especializada em recrutamento, os advogados da área trabalhista, tanto de Consultivo quanto de Contencioso, serão os profissionais que terão boa valorização salarial neste ano.
3. Direito Tributário
Nos últimos anos, o Direito Tributário foi a especialidade com maior evolução, partindo de 25 escritórios e 10 advogados em 2006 para 93 escritórios e 75 advogados em 2015. O Direito Tributário também está entre as áreas do Direito que pagam melhor, de acordo com a consultoria da Robert Half. O Guia Salarial 2017 também destaca os perfis de advogados mais procurados pelo mercado. Os escritórios buscam profissionais com foco na eficiência e nos resultados, inovação e atendimento diferenciado ao cliente.
Dessa forma, recomendar um parceiro estratégico da banca a um cliente que solicitou um serviço para o qual o seu escritório não presta atendimento é uma prática aconselhável. A tendência é que esse profissional retribua a recomendação numa próxima oportunidade. Com o tempo, essa prática poderá fazer parte da rotina da banca, estabelecendo um grupo consolidado de recomendações.
Quer saber mais novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu e-mail.
___________
*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.