7 ideias para melhorar os serviços de TI de sua empresa
Um serviço de TI pode ser ainda melhor se algumas ideias forem inseridas em sua rotina. Confira sete delas e como todas ajudarão sua área de TI ser 100% eficaz.
terça-feira, 2 de maio de 2017
Atualizado em 28 de abril de 2017 09:03
Ideias, como define William Shakespeare, são pedaços da felicidade de uma pessoa. Seja qual for ela, a ideia é proposta justamente para melhorar algo, o que leva a crer que toda evolução/crescimento é alcançada por intermédio delas. E elas são sempre bem-vindas para os serviços de TI, que trabalha exaustivamente para manter toda a tecnologia da empresa funcionando.
A fim de dar um gás nos serviços de TI de sua empresa, separamos 7 ideias que deixarão tudo funcionando a pleno vapor, o que garantirá a você uma confiança maior na área de TI de sua companhia. Depois do que você vai ler, com toda certeza seu suporte irá atingir um desempenho invejável!
Revisão em prol da inovação
Em conjunto com o gerente de sua TI, você precisa avaliar os custos dessa área para cortar os excessos e assim, investir o dinheiro em outras soluções inovadoras que deixarão os serviços de TI mais efetivos para sua empresa. Invista em infraestrutura, treinamentos, ferramentas de segurança e qualquer outro serviço que deixe sua TI mais confiável e ágil.
Cultura de serviços, sempre!
Incentive e sugira que sua área de TI tenha uma cultura de serviços clara, com passos e procedimentos que o técnico de informática deverá seguir ao atender alguma ocorrência. Para isso, relate para seu setor quais são os problemas mais comuns que os usuários enfrentam, para que assim, seu gerente de TI determine quais são as soluções para todos eles.
Triagem de atendimentos e base na web
Com a cultura de serviços bem definida, o próximo passo é fazer uma triagem dos atendimentos, ou seja, identificar qual é o nível dos problemas relatados em alta, média e baixa prioridade. Além disso, um fator importante é incentivar para que todos os técnicos registrem e documentem os problemas e históricos dos usuários na web, apontando ainda o que foi feito para solucionar os problemas. Assim, qualquer um da área terá acesso para consultar os problemas, agilizando ainda mais os atendimentos.
Aposte em métricas e relatórios
Outra ideia muito interessante, ainda mais por ajudar a medir a efetividade dos serviços de TI. Nesse caso, os indicadores chave de suporte, obrigatoriamente, devem fazer parte da estrutura de trabalho da Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Dessa forma, será possível identificar onde é preciso melhorar e focar diretamente no problema.
Mais Cloud, menos servidor
Se sua empresa ainda utiliza servidores, está na hora de mudar. Parta para o Cloud Computing já! Com essa solução, seus serviços de TI terão flexibilidade total, principalmente no que diz respeito a ajustar qualquer recurso seguindo a demanda, como é o exemplo da ferramenta oferecida pela Penso Tecnologia. Além disso, você cortará um custo violento no que diz respeito à infraestrutura. Vale a pena apostar!
Sempre bem acompanhado
Ter bons parceiros é fundamental para serviços certeiros de TI. Escolha junto com seu gerente quais serão as empresas que darão suporte ao seu próprio suporte de TI, tais como internet, servidor web e Cloud Computing, gestão de dados etc. Aqui, o que vale é dar razão ao dito popular: "antes só do que mal acompanhado", que nesse caso, pode influenciar, positivamente ou negativamente, no desempenho de seu suporte.
Contrate as pessoas certas
Os funcionários que irão compor sua área de TI devem ser bons, e dominar todas as áreas que podem influenciar no funcionamento de sua empresa. Outro ponto importante é que todos que trabalham com TI precisam ter paciência - afinal, atender chamados exige esse quesito. Se estiver em dúvida, uma solução 100% segura é terceirizar sua área de TI, opção essa que pode ser encontrada em empresas como a Penso.
Tomando essa decisão, você pode focar totalmente em seu negócio, sem ter que se preocupar com os serviços de TI que estarão nas mãos de outros profissionais.
Toda e qualquer ideia é sempre válida. Com elas, conseguimos mudar de patamar uma situação que parecia "normal", colocando ela em algo extraordinário - a história da humanidade é a maior prova do quanto elas são valiosas. Quer ler mais algumas ideias interessantes sobre a área de TI? Leia este post e este texto. Esses conteúdos te ajudarão a abrir seus horizontes e deixar os serviços de TI da sua empresa cada vez mais eficazes!
__________
*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.