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Como usar a gestão de escritório de advocacia para apurar a rentabilidade

Luciano Martins

O primeiro passo para apurar sua rentabilidade é fazer o levantamento de gastos mensais.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Atualizado em 24 de novembro de 2016 08:23

Apurar a rentabilidade é uma medida essencial para a gestão de escritório de advocacia. O desafio é saber como executar essa tarefa de forma correta. Em primeiro lugar, é necessário definir o que é rentabilidade. O conceito básico a define como o resultado das receitas menos as despesas. Mensurar esse indicador de desempenho é importante para traçar estratégias futuras e manter a organização financeira em dia.

Dentro da gestão de escritório de advocacia, o primeiro passo para apurar sua rentabilidade é fazer o levantamento de gastos mensais. Nessa conta devem estar incluídas despesas como o pagamento dos funcionários, aluguel e material de escritório. É essencial saber exatamente quais são os custos da banca, o que facilita a listagem de despesas fixas e variáveis, como impostos, custas processuais e viagens. Ao vinculá-las a processos ou à parte administrativa, é possível acompanhar os custos mensais de cada caso e calcular a rentabilidade. Levantar esses dados é fundamental para chegar ao valor das horas trabalhadas, um dos principais fatores que devem ser levados em conta na hora de precificar os serviços.

A organização é vital na gestão de escritório de advocacia

Outro ponto importante na gestão de escritório de advocacia é a organização. Apontar um gestor responsável pelos assuntos administrativos e financeiros é imprescindível. Em escritórios menores, um dos sócios pode assumir essa função; já as organizações maiores podem delegar a tarefa para o setor financeiro ou administrativo. Uma das principais responsabilidades desse gestor é separar as contas pessoais das finanças da empresa. Despesas domésticas jamais devem entrar na planilha de custos do escritório. Se não há uma separação definida entre esses gastos, fica impossível apurar corretamente a rentabilidade do escritório.

Um software jurídico de gestão de escritório de advocacia, como o SAJ ADV, também é capaz de auxiliar nessa rotina. Com ele é possível centralizar as informações em uma única ferramenta, pois o usuário pode usar a funcionalidade Receitas e Despesas para gerenciar as movimentações financeiras da organização, por exemplo. Por meio dela é possível controlar as contas de água, luz, aluguel e outros gastos, bem como os recursos que entraram no escritório, os contratos mensais e os honorários.

Despesas podem ser acompanhadas no DRE

A partir dos lançamentos financeiros informados pelo usuário, o programa pode gerar uma Demonstração do Resultado do Exercício - DRE, que melhora a visualização e o acompanhamento da contabilidade do período. Com estes relatórios, o advogado consegue controlar desde a previsão financeira, até o tratamento de contas por pessoa, agilizando a gestão de escritório de advocacia. Para isso, aconselha-se criar uma rotina periódica de monitoramento de relatórios com os sócios.

Por meio de um software jurídico também é possível administrar as contas a pagar e a receber de forma prática e dinâmica. O relatório fornece informações específicas do cliente, como a forma de pagamento acertada, tipos de contas e centro de custo em que a receita ou a despesa devem ser lançadas. Também é possível acompanhar as faturas que estão com o vencimento agendado para a data pesquisada. Pode-se buscar as movimentações financeiras cadastradas pelos filtros disponíveis e executar a baixa e o estorno delas. Nestes casos, o sistema irá movimentar as contas caixa e banco do escritório com os valores pagos ou recebidos, facilitando a gestão de escritório de advocacia.

Apurar corretamente a rentabilidade é uma das funções vitais para a gestão de escritório de advocacia. Para isso é necessário controlar de forma eficiente as rotinas, monitorando as receitas e despesas. Um software jurídico é a ferramenta ideal para organizar esses dados, reunindo todos os lançamentos dentro de uma plataforma integrada.

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*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

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