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Advogados e LinkedIn - Faça do seu um verdadeiro aliado

O LinkedIn é a maior rede profissional e de vagas do mundo, por isso é bastante útil ter um perfil no site, visto que ele pode te ajudar a ter vantagem sobre os seus concorrentes.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Atualizado em 19 de julho de 2016 11:36

LinkedIn é a maior rede profissional e de vagas do mundo. É basicamente o seu currículo online, com um toque de personalidade, que fica exposto 24h por dia. É ainda um dos grandes meios de comunicação social que os advogados estão propensos a se envolver. Por isso, hoje em dia, é bastante útil ter um perfil no LinkedIn, visto que ele pode te ajudar a ter vantagem sobre os seus concorrentes. Mas por onde começar? O que se deve e o que não se deve fazer? Aqui daremos algumas dicas básicas para você, advogado, não bobear no seu.

1. Atenção para a Foto

LinkedIn é uma rede profissional de negócios e não uma rede social, por isso é fundamental não colocar selfies, foto de casal ou com animal de estimação. Lembre-se que a imagem escolhida gerará a primeira impressão em relação ao seu perfil e poderá ajudar quando o seu currículo estiver sendo analisado. Eu ainda não me deparei com fotos junto a animais de estimação, mas já me deparei com foto de casal, com profissionais ostentando sua garrafa de whisky blue label, selfies disfarçadas, foto em que o profissional está tão distante, que não dá para identificá-lo, aquelas que parecem ter sido escaneadas da carteira de identidade antiga e ainda, fotos com fundos que são um carnaval de tanta informação.

É importante que a sua foto cause uma boa impressão. Fotos mais neutras, com fundos limpos, como uma parede branca, por exemplo, costumam ser ideais, pois garantem que o foco seja somente em você - um ótimo profissional - e não no que está ao seu redor, no ambiente ou em objetos. Corte a fotografia de modo que ela mostre seu rosto e ombro e você seja facilmente identificado.

Pior do que um perfil com alguns dos tipos de foto listadas acima, é o perfil sem foto. Os seres humanos se relacionam com rostos humanos e muitas pessoas se lembram muito mais facilmente de uma fisionomia do que de um nome. Por isso, sua foto é essencial não só para efeitos de reconhecimento, mas também para garantir que você não perca conexões e bons contatos.

E lembre-se, uma imagem inadequada é um verdadeiro tiro no pé.

2. Detalhes sobre as informações do seu perfil

Em primeiro lugar, se você optou por criar o seu perfil no LinkedIn, é importante lembrar de alguns de seus benefícios, dentre eles, a possibilidade de localizar parceiros, clientes e fornecedores; uma exposição adicional para interagir com a sua rede; conseguir entregar conteúdo a seus clientes ativos, inativos e potenciais; e aumentar a geração de novos negócios. E, por isso, é fundamental se lembrar da importância de que ele esteja completo. Você não precisa preencher tudo em um único dia e, neste caso, deve usar as ferramentas de controle do que deve estar aberto para o público ver e do que não deve estar. Contudo, não se pode desistir no meio do caminho, ou deixar públicas informações incompletas ou mal preenchidas, porque, ao contrário das outras redes sociais, no LinkedIn não há este tipo de tolerância.

Comece focando no resumo do perfil. Ele é semelhante à carta de apresentação para o seu currículo (ainda que o seu objetivo, no caso, não seja a recolocação). O resto do seu perfil do LinkedIn é dividido em categorias: experiência anteriores, trabalho voluntário ou trabalho em alguma outra organização, etc. O resumo é a sua oportunidade de sintetizar a sua experiência, sua história profissional e explicar o que você realizou, os resultados alcançados, o que faz agora e quem é o público que você atende. É uma oportunidade para descrever quem são os seus clientes e de que maneira você pode ajudá-los.

Depois, pense calmamente nas descrições das experiências anteriores. Quais são as palavras-chaves que os seus clientes usariam para procurar advogados como você. Procure incorporar estes termos no seu perfil. Isso faz com ele seja mais procurado e acessado por aqueles que têm interesse em seus serviços.

Depois de ter o perfil principal em português, o LinkedIn permite você criar um segundo perfil em outro idioma, caso a sua intenção seja também buscar clientes fora do país.

Por fim, não se esqueça do bom português e da gramática. Isso é crucial para causar uma boa impressão.

3. Descrição do título profissional

O título profissional é uma descrição de uma linha que aparece exatamente embaixo do seu nome no seu perfil, como também nos resultados de pesquisa e de discussões em grupo. Como ele é visto juntamente com o seu nome, deve ser um diferencial que o ajuda a se destacar nos resultados da pesquisa, devendo ser descritivo, mostrando um pouco do que você é, faz ou o que deseja fazer. Quando as pessoas o leem, é importante que se sintam instigadas a querer ler o seu perfil completo.

Muitos advogados cometem o erro de simplesmente usar associado, sócio, autônomo, etc., como título profissional do seu LinkedIn. Entretanto, estes títulos nem sequer o identificam como um advogado e eles podem impedi-lo de aparecer nos resultados de busca quando os usuários do LinkedIn estão à procura de advogados. Inclua suas áreas de atuação ou os tipos de trabalho que você faz para os clientes. Considere incluir o nome da sua empresa nestes 120 caracteres para chamar a atenção de quem o procura.

Para aqueles que estão buscando emprego, evitem a descrição "desempregado na empresa desempregado". Ela não diz nada. Use o título para indicar a sua área de especialidade, o seu tempo de experiência, a sua disponibilidade com expressões como "em transição ou à procura de novos desafios" e finalize com a indicação sobre a sua disponibilidade geográfica (nacional/internacional).

4. Não se esqueça do Código de Ética

Já vi advogados escrevendo texto para o Pulse com a descrição dos seus serviços, citando alguns clientes e colocando um arrebatador "contrate-me" com número de telefone e e-mail logo abaixo. Vale lembrar que, apesar das recentes alterações no Código de Ética, a publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão. Portanto, os mesmos cuidados em relação ao marketing que são tomados off-line, devem ser usados online para que o advogado não o afronte e acabe se complicando e se queimando na rede. É preciso estar consciente das regras éticas que se aplicam para garantir que está agindo em conformidade. A ignorância não é desculpa para o Direito. Nós, advogados, sabemos disso. Por isso, fique atento.

5. Perfil desatualizado

Seu perfil pode ter ficado ótimo quando você o montou lá atrás, mas será que ele está completo agora? E sua a fotografia, está atualizada e reconhecível? Muitas vezes, os advogados se esquecem de atualizar o seu perfil do LinkedIn, quando ocorrem mudanças importantes em sua carreira.

Se você atualizou o site do seu escritório, começou a trabalhar em uma nova área de atuação, publicou um artigo, acabou uma pós-graduação, recebeu um prêmio, faz parte de um novo conselho ou comissão ou qualquer outra posição de liderança, mas não atualizou no seu perfil do LinkedIn, a hora para que o faça é agora. Isso não só irá refletir em um perfil mais atualizado sobre o seu conhecimento e experiência, como também gerará um bônus adicional, visto que essas atualizações levam a mais visualizações e visitas a ele. À medida que a sua carreira vai tomando novos rumos, o seu perfil do LinkedIn deve mudar para melhor refleti-la, gerando um impacto positivo para a geração de novos negócios na rede. E depois de ter lido este texto, certifique-se de verificar os detalhes que podem trazer muito mais visibilidade para o seu perfil. Boa sorte!

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*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.







*Ana Lúcia Barros é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.



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