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Como sua empresa deve avaliar o fornecedor de TI

A TI não pode mais ser considerada como um "centro de custo" e, sim, parte da estratégia da empresa.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Atualizado em 5 de janeiro de 2016 14:15

Como dissemos em um dos nossos artigos anteriores, o objetivo de toda empresa é crescer. O que acontece é que junto com o crescimento financeiro, da carteira de clientes e da equipe, também crescem as complexidades e surgem novos desafios.

Nesse sentido, a TI não pode mais ser considerada como um "centro de custo" e, sim, parte da estratégia da empresa, um verdadeiro parceiro de negócios. Para tanto, é preciso contar com uma equipe de profissionais qualificados que tenham o know-how para atuar nessa camada mais estratégica. Além dos aspectos técnicos, é necessário avaliar também a postura do fornecedor diante do mercado, sempre com o intuito de fechar uma parceria voltada à resultados.

Por esses motivos, abordaremos alguns requisitos que devem ser levados em conta na hora de avaliar um fornecedor de TI.

Atendimento

Primeiro e importante passo: é preciso avaliar o fornecedor de TI em 360°, ou seja, desde o atendimento até a solução final. Um bom atendimento e relacionamento com o cliente são fatores fundamentais para estreitar relações com um futuro parceiro. É preciso atentar-se se o atendimento, em caso de falhas, foi ágil o suficiente, se a equipe de atendimento foi solícita, pois se logo na etapa de relacionamento houver gargalos, as chances de piora no decorrer do processo são grandes.

Certificações

Certificações podem comprovar a especialização e o know-how do fornecedor em relação às soluções e tecnologias que ele oferece. Por isso, é preciso avaliar quais certificações ele possui e se elas de fato refletem a qualidade que sua empresa procura e até mesmo se são realmente confiáveis.

Equipe Capacitada

Da mesma maneira que é preciso analisar se a empresa possui certificações, também é preciso perceber se a equipe se mantém atualizada e capacitada para exercer o suporte necessário com relação às melhores praticas do mercado, se estão atentos às tendências e novidades que surgem e se são capazes de aplicá-las adequadamente. Um bom fornecedor de TI deve preocupar-se com o treinamento da sua equipe, mantendo-a sempre "no mesmo passo" que o mercado.

Processos

É fundamental saber como funciona a organização do prestador de serviços de TI e como são realizados seus processos. Em muitos casos o atendimento é ótimo, a equipe é tecnicamente capacitada, porém os processos são falhos, algo que gera gargalos no serviço e acaba afetando diretamente os resultados de sua empresa.

Cases de Sucesso

Quantos cases de sucesso seu prestador de serviços de TI possui? Cases de sucesso atestam a capacidade do fornecedor e agregam credibilidade ao serviço oferecido, pois através dele é possível atestar que outras empresas já contrataram e ficaram satisfeitas.

A Penso é especialista em suporte de TI e possui diversas experiências em assumir a TI, seja em empresas que nunca tiveram um responsável por esse setor ou até mesmo para empresas que queiram trocar seu atual prestador. Um dos fundamentos da empresa é atuar em uma camada estratégica e se tornar um verdadeiro parceiro de negócios do cliente, ao invés de ficar apenas reativa aos chamados.

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*Thiago Madeira de Lima é diretor executivo da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

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