O que pode acontecer quando a empresa não tem suporte em TI
Ao contratar um serviço de suporte técnico, a empresa adquire vantagem competitiva no mercado, pois reduz seus custos de operação, ao passo que aumenta sua eficiência.
quarta-feira, 17 de junho de 2015
Atualizado em 16 de junho de 2015 16:43
Você chega na empresa segunda-feira de manhã e descobre que seu servidor de rede está completamente "morto". Nenhum funcionário está conseguindo acessar seus arquivos ou os dados de clientes, que são fundamentais para executar a rotina de trabalho na empresa. Seus funcionários estão em suas mesas, alguns tentando achar um meio de trabalhar, outros tentando encontrar um técnico freelancer que consiga ir até a empresa resolver o problema e a maioria aproveitando o tempo sem trabalho. Só nessa "brincadeira", horas de trabalho - e muito dinheiro - já foram perdidos.
Demos um exemplo rápido do que pode acontecer em uma empresa que não tem serviço de suporte técnico contratado. É como não ter um plano de saúde e adoecer de repente - você pode precisar esperar bastante tempo para se consultar com um médico, e, quando conseguir, talvez não resolva o problema com a devida qualidade. Ter um suporte técnico de TI é prevenir que o seu negócio não seja prejudicado devido a um problema com um equipamento ou software da empresa.
A grande questão é que, ao contrário de alguns tipos de serviços que podem ser contratados esporadicamente para resolver problemas pontuais, o serviço de suporte técnico demanda profissionais com conhecimento atualizado e agilidade para resolver problemas que acontecem com frequência (e repentinamente) nas empresas. Pense em como seria bom ter para quem ligar sempre que houver qualquer problema, seja a internet que caiu, ou o servidor que "travou". A longo prazo, isso confere uma grande economia de tempo dos seus colaboradores, uma vez que eles são mais produtivos focados no core business deixando os problemas técnicos nas mãos de quem entende.
Independentemente do seu ramo de atividade, a sua empresa é usuária de tecnologia e qualquer falha técnica que acontecer será um problema para o negócio. Uma simples queda no serviço de e-mail pode afetar significativamente as vendas, o que resulta em uma diminuição de receita. Um problema na impressora pode impedir (ou retardar) a geração de ordens de serviço e o faturamento de produtos ou serviços.
Além disso, muitas empresas têm dificuldades na hora de encontrar especialistas em TI de última hora. Dependendo do tipo de negócio, uma falha grave no sistema de informação, banco de dados ou outra aplicação crítica, demanda um profissional de capacitação muito específica e, no caso de não o encontrar a tempo, a falha pode causar até o fechamento das portas da empresa.
Não perca mais tempo e dinheiro
A contratação de um serviço de suporte técnico de qualidade possibilita planejar e priorizar o orçamento da empresa. Ao contratar um serviço de suporte técnico, a empresa adquire vantagem competitiva no mercado, pois reduz seus custos de operação, ao passo que aumenta sua eficiência.
O suporte de TI não é apenas um benefício para o dono da empresa, mas para toda a sua equipe, que passará a ser respaldada no que precisar por quem realmente entende de tecnologia. Com isso, reduz-se a sobrecarga nos profissionais e elimina-se a necessidade de perder tempo em busca de um técnico de última hora.
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*Thiago Madeira de Lima é diretor executivo da Penso Tecnologia.