O conhecimento ali está, é só achar (na internet)
A digitalização do arquivo anda a passos largos, para a sorte de quem não pode ir até o campus da universidade.
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Atualizado em 29 de abril de 2015 15:31
José Mindlin foi o maior colecionador de livros raros do Brasil. Começou seu acervo cedo, ainda adolescente, e chegou a ter mais de 32 mil títulos. Hoje, essa coleção está na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP).
A digitalização do arquivo anda a passos largos, para a sorte de quem não pode ir até o campus da universidade. Já são mais de 3 mil títulos para download, no site da biblioteca. Os livros vão desde literatura e de história, mapas, iconografias, até uma coleção de periódicos dos séculos XIX e XX. O pesquisador pode consultar o material no próprio site ou fazer o download das obras.
Entre as obras que podem ser encontradas estão volumes preciosos da área do Direito. Entre eles estão comentários sobre a Constituição do Império, escritos pelo Visconde de Cairú; obras clássicas de Joaquim Nabuco, como O abolicionista e Estadista do Império. O destaque também vai para importantes livros de Direito Internacional, como o relato de Rui Barbosa sobre a Conferência de Paz da Haia, de 1907.
A dica sobre a biblioteca vai para aqueles que se interessam pela história do Direito, além daqueles que precisam de material histórico para pesquisas acadêmicas.
____________
*Leandro Rodriguez Torres é diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Kurier Tecnologia.