Marketing Jurídico: Como obter mais visibilidade e sucesso para o seu negócio?
Com o Marketing Jurídico é possível ao escritório de advocacia manter uma comunicação eficiente com seus públicos-alvo e com isso conquistar e fidelizar os seus clientes.
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Atualizado às 08:07
O Marketing é essencial tanto para empresas que desenvolvem produtos como para prestadoras de serviços. Contudo, algumas atividades, como a jurídica, trabalham o Marketing com inúmeras restrições. Tais restrições, fazem com que diversos escritórios de advocacia acabem desistindo de utilizar esta importante ferramenta.
Estas restrições legais são estabelecidas pelo Estatuto da Advocacia, o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e seus Provimentos, e interferem diretamente em ações relacionadas à publicidade e propaganda da área.
Para atender a crescente necessidade de comunicação dos escritórios de advocacia, há pouco mais de 10 anos se estabeleceu no mercado, uma nova modalidade do Marketing chamada de Marketing Jurídico.
O Marketing Jurídico busca aplicar conceitos do Marketing puro, observando sempre todas as restrições legais existentes. Com ele é possível ao escritório de advocacia manter uma comunicação eficiente com seus públicos-alvo e com isso conquistar e fidelizar os seus clientes. O resultado dessa prática é com certeza o aumento da lucratividade para o negócio, mesmo num cenário onde a clientela é bastante exigente e a concorrência cada vez maior.
Os profissionais da área jurídica precisam estar cientes de que um escritório de advocacia também precisa desenvolver uma gestão empresarial por meio de planejamento estratégico. Para isso precisa buscar a parceria de profissionais qualificados em Marketing Jurídico, que entendam o mercado e as restrições legais que envolvem esse processo. E juntos elaborem um planejamento estratégico eficiente, que faça com que o escritório consiga:
* se posicionar no mercado;
* fortalecer sua marca;
* construir uma imagem positiva.
Vale citar ainda, que a comunicação constante com os públicos-alvo é essencial, sejam eles já clientes ou ainda prospects do escritório ou do advogado. Ela vai ajudar a estabelecer uma relação de confiança e credibilidade com os clientes. E isso vale para os mais experientes ou para quem está começando a carreira.
O primeiro e mais importante passo é a definição do foco de atuação do escritório ou advogado no mercado e quais são seus objetivos. Feito isso, definir a estratégia e traçar o plano de ações fica muito mais fácil, assim como a mensuração dos resultados. Confira algumas ações efetivas de marketing jurídico:
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Perfil Institucional: é importante ter um material gráfico que apresente a estrutura do escritório, o currículo dos profissionais, as áreas de atuação, carteira de clientes, endereço e meios de contato. Este mesmo material pode ter sua versão eletrônica.
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Participar de associações e entidades de classe: é uma maneira de oferecer seus serviços de forma indireta, demonstrando aos participantes dos grupos nas reuniões seu conhecimento de mercado.
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Palestras: a realização de palestras abordando temas de interesse público contribui para a construção e fortalecimento da imagem do profissional ou do escritório de advocacia.
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Site: ferramenta indispensável para suprir as informações que o cliente busca, afinal é por meio dela que o potencial cliente possivelmente fará seu primeiro contato com o escritório. Mais interessante ainda, é abastecê-lo com informações de interesse público, que motivem consultas frequentes ao seu site em busca de novos conteúdos.
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Publicação de artigos: esses artigos podem trazer assuntos relacionados à área de atuação do escritório ou advogado, e podem ser publicados em revistas, jornais ou em sites especializados.
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Networking: crie e cultive amizades, potenciais fontes de referências do seu trabalho. Eventos como conferências, seminários, palestras também são excelentes oportunidades para Networking.
Note que é possível sim se destacar neste competitivo mercado jurídico através do Marketing. O mais importante, como já citamos aqui é o planejamento estratégico, que vai orientar por onde começar, o caminho a seguir e onde chegar.
E lembre-se: não é necessário um grande volume de ações ao mesmo tempo, mas que cada uma seja realizada com foco, qualidade e que tenha seus resultados mensurados. Essa é a garantia de maior visibilidade e sucesso no seu negócio.
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* Tiago Fachini é gerente de marketing digital da ProJuris - Software Jurídico.