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A assessoria de imprensa como ferramenta estratégica para posicionamento da marca jurídica

Como uma assessoria de imprensa é uma ferramenta estratégica, e de longo prazo, para tornar uma banca conhecida no meio jurídico.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Atualizado em 8 de dezembro de 2011 08:28

Renata Bucco

A assessoria de imprensa como ferramenta estratégica para posicionamento da marca jurídica

Uma forma prática de chamar a atenção e posicionar-se na mente do cliente é ser percebido como referência ou fonte de informação de qualidade. Diferenciar-se no meio jurídico, que está cada vez mais competitivo, exige qualidade que só é obtida com um bom planejamento de comunicação.

A assessoria de imprensa vem justamente para auxiliar os profissionais competitivos que desejam se tornar reconhecidos pelo seu trabalho, e também para os escritórios que querem construir uma marca jurídica sólida.

Não é possível construir uma marca sustentável ao longo prazo sem ações de assessoria de imprensa alicerçada com uma forte estratégia de marketing jurídico. Sem este trabalho de comunicação uma banca não pode ser considerada globalizada, muito menos competitiva.

De nada adianta conquistar um diferencial de qualidade se ninguém toma conhecimento deste esforço. É fundamental fazer o conhecimento do escritório fluir para o mercado, e não o contrário. É buscar se tornar conhecido para os jornalistas dos veículos de comunicação que atinjam o seu público-alvo.

O reconhecimento no meio jurídico para vários advogados é muito difícil. É por isso que profissionais com perfil de liderança e gestão estão recorrendo às assessorias de imprensa, pelo retorno que esta ferramenta de comunicação traz. E não pense que a contratação deste tipo de serviço se limita apenas aos grandes escritórios. Cada vez mais bancas de pequeno e médio porte estão investindo nesta estratégia eficaz.

Muitos advogados se perguntam como alcançar uma boa imagem junto à opinião pública, e como se tornar fonte de informação respeitada e requisitada. O assessor de imprensa tem exatamente esta função, fazer com que a marca jurídica se torne conhecida no mercado e aproximar os sócios e advogados do escritório dos veículos de comunicação, com notícias que sejam de interesse público. Notícias institucionais dificilmente serão aceitas nas redações. Por conta disto, o assessor de imprensa deve ter o máximo de cuidado e enviar somente notícias com informações relevantes para despertar o interesse do repórter.

É a assessoria de imprensa que irá estabelecer, monitorar e manter o relacionamento com os veículos de comunicação, desenvolvendo estratégias pró-ativas para divulgar os pontos positivos do escritório.

Obviamente que escrever artigos, ser palestrante, ou até mesmo autor de livros são os tijolos da reputação, mas a assessoria de imprensa vem para ser o cimento deste conhecimento que você ou a sua banca dominam. É importante fazer eco no mercado com esse reconhecimento, colocando em prática uma política de comunicação efetiva e eficaz.

Chegou a hora de pensar a longo prazo e investir em imagem para a construção de uma grande marca jurídica. Com este pensamento o reconhecimento pelo seu trabalho será bem mais fácil.

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* Jornalista, sócia e consultora em gestão de serviços jurídicos na BHS Eventos e Consultoria. Especialista em comunicação e marketing jurídico.

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