UMA LIÇÃO PARA LULA
Palocci foi corajoso. Enfrentou os jornalistas, mostrou a sua "verdade" contra a "verdade" do ex-assessor Buratti. Do alto do cargo e do simbolismo que encarna, levou vantagem. Assumiu responsabilidades. Mostrou a cartilha a Lula, que tanto gosta de falar de improviso. Ou seja, o presidente, agora, tem de vir a público mostrar sua "verdade". Não o fez até o presente momento. Preferiu tangenciar as questões.
A BOCA DA LEÃO LEÃO
Palocci, por conveniência, não falou de uma concorrência no valor de R$ 41 milhões ganha pela empresa Leão Leão. Da boca dessa empresa poderá sair ainda muito lixo. É cedo para dizer que o ministro da Fazenda venceu a parada, está blindado e salvou o governo Lula. Até o final do ano, haverá fortes rugidos de leões e leoas, principalmente se for feita a conexão Santo André-Campinas-Ribeirão Preto-Delúbio Soares-Projeto hegemônico do PT. O caso Santo André acaba de ser reaberto. E os irmãos do prefeito assassinado, Celso Daniel, João Francisco Daniel e Bruno Daniel, podem ser os explosivos da mais catastrófica bomba contra o PT. Santo André teria sido a matriz do propinoduto.
CARTÕES CORPORATIVOS
A história dos Cartões Corporativos está voltando à cena. Alguns jornais e revistas teriam até extratos bancários com os números de tais Cartões. Trata-se de mais uma fogueira que poderá ser acesa pertinho da cozinha dos Palácios de Brasília.
SE DIRCEU FOR CASSADO....
Caso o ex-quase-primeiro ministro José Dirceu for cassado, o PT virará a página mais feia de sua história. Será a única maneira de o partido começar o esforço para renascer das cinzas. Dirceu no PT significa Dirceu dando as cartas. Nesse caso, a sombra do velho PT continuará ofuscando qualquer projeto de futuro.
A MORTE LENTA NOS ESTADOS
Uma curta passagem pelo Nordeste serve para atestar o estado de pânico que toma conta dos quadros petistas. Parlamentares - deputados e vereadores - ameaçam deixar a legenda. Até 1o de outubro, espera-se intensa migração inter-partidária. O PT deixa de respirar um clima de modernidade. Ficou velho. Mais que isso, respira clima de velório. Cheiro de flores mortas.
CRISTOVAM IRÔNICO
No aeroporto de Natal, RN, encontro o senador Cristovam Buarque, petista, intelectual, ex-reitor da UNB e ex-ministro da Educação de Lula. Indago: "vai deixar o PT"? Resposta irônica na ponta da língua: "o PT é quem está me deixando". Interpretando: conservará a identidade que o PT quebrou. Ou seja, sairá para continuar ser o mesmo. O PT deixou de ser PT.
O GRUPO DO PMDB NEO-AUTÊNTICO
Mão Santa, o irreverente senador piauiense, dos quadros peemedebistas, começa a alinhar a nova Carta do Grupo Autêntico do PMDB no Senado. Independente, o grupo composto inicialmente de 8 senadores, decidiu não mais ficar atrelado ao comando e ordens de Renan Calheiros, via Nei Suassuna, o líder no Senado. Entre eles, estão os senadores Ramez Tebet, do Mato Grosso do Sul, e Garibaldi Alves, do Rio Grande do Norte, e relator da CPI dos Bingos. De Ramez, tiro uma palavrinha: "queremos resgatar uma parcela da grandeza do nosso partido, dos tempos de Ulisses Guimarães". De Garibaldi, puxo outra: "não dá mais para ficar baixando a cabeça todo tempo".
O TAMANHO DA PIZZA
Depois de muita articulação e disse-que-disse, chega-se à conclusão de que há, sim, massa de pizza sendo colocada no forno das CPIs. De 20 parlamentares ameaçados, o número tem caído. Hoje, situa-se em torno de 10. Um meio termo.
TARSO GENRO
A entrevista do presidente do PT, Tarso Genro, na TV-Cultura (Programa Roda Viva), foi corajosa. Tarso é, reconhecidamente, o melhor quadro do PT. Diz abertamente que não haverá PT se os dirigentes "bombardeados", a partir de José Dirceu, continuarem a dar as cartas. Tem toda a razão.
O DILEMA DE LULA
Alguns pregam o afastamento de Lula do PT. Seria melhor para conservar o estoque que ainda resta do carisma. Ocorre que Lula precisa do PT para se candidatar à reeleição. Ou seja, Lula precisa se afastar do PT, mas precisa ficar no PT para ter abrigo de sigla. Não há no espectro partidário outra sigla, que não o PT, que comporte o perfil do presidente.
ARISTÓTELES EM AÇÃO