COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Migalhas de Responsabilidade Civil >
  4. Teoria argumentativo-dialógica do nexo de causalidade

Teoria argumentativo-dialógica do nexo de causalidade

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Atualizado às 07:40

Introdução

Há alguns meses foi noticiada a existência de uma nova moda entre os jovens. Trata-se do "High Meat", que consiste no consumo de carne guardada há meses, já vencida, com o objetivo de "ficar chapado". Daniel Larsoon, de 27 anos, um dos praticantes desse, digamos, desafio, relatou sensação de euforia após provar o alimento nessas condições, salientando, ainda, que, para ele, a iguaria teria um efeito similar a tomar 03 (três) cervejas1.

Imagine que, após consumir a carne podre, alguém passasse a sofrer de uma enfermidade que não só o levasse ao hospital, deixando-o internado por muito tempo, mas também desenvolvesse uma limitação em sua saúde para o restante da vida, prejudicando, inclusive, o exercício da sua atividade laborativa. Haveria, nesse caso, alguma responsabilidade civil a ser apurada?

Nesse artigo analisaremos algumas das clássicas teorias da responsabilidade civil, verificando as suas fragilidades e pontos positivos, para, na sequência, apresentar uma proposta de ampliação do exame do tema, sob o ponto de vista argumentativo-dialógico.

Vejamos, então, como se desenvolve.

__________

1 Notícia disponível aqui. Acesso em 3 dez. de 2023.