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Reputação Digital, Marketing de Performance x Marketing de Posicionamento na Advocacia e Gerenciamento de Crises

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Atualizado às 07:24

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA - Associação Brasileira de Advogados da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago três perguntas importantes para minha amiga e membro da comissão Andréa Lia Amazonas.

Coluna Marketing Jurídico: Vamos iniciar dando 3 dicas para os leitores sobre reputação digital?

Andréa Lia Amazonas: assista a resposta aqui.

Coluna Marketing Jurídico: Explique para quem está nos acompanhando quais as conotações de marketing de performance e de marketing de posicionamento na advocacia.

Andréa Lia Amazonas: Fórmulas prontas, conteúdos semelhantes, funis de relacionamento padrão... Nada disso traz um bom resultado para a área da advocacia se não houver a uma boa construção de um POSICIONAMENTO ÚNICO. O marketing de performance dá atenção principal aos resultados cada vez mais imediatos e automatizados.

É importante considerarmos fortemente o marketing focado no POSICIONAMENTO DE MARCA através de narrativas personalizadas e na CONSTRUÇÃO DE REPUTAÇÃO PARA UM LEGADO VERDADEIRO, isso aumenta a credibilidade e valor da marca institucional/pessoal, dos serviços e produtos a médio e longo prazo, porém com muito mais assertividade e construindo um relacionamento muito mais próximo e fiel entre público e sua marca.

Coluna Marketing Jurídico: Um dos pontos que você costuma falar são os gerenciamentos de crise nas redes. Quais as dicas sobre o assunto?

Andréa Lia Amazonas: Quando uma crise surge, o mais importante é manter a calma para evitar respostas precipitadas. É necessário também entender qual foi a causa do problema, para poder realizar uma ação de contrapartida que não afete ainda mais a sua imagem. É também fundamental evitar que a crise se instaure, o que no caso das redes sociais, pode acontecer em alguns minutos.

A imagem e a reputação precisam a todo momento ser preservadas numa crise e podemos adotar algumas táticas de urgência:

1) Uma nota para explicar o mal entendido ou até mesmo um novo conteúdo deve ser produzido com mais informações sobre o que não ficou claro;

2) Se a crise for sobre uma questão que não o afete diretamente, mas onde você foi marcado em um post ou comentário sobre um assunto grave, é importante que seja feito uma nota de repúdio para deixar claro o seu posicionamento em relação ao acontecido;

3) Acima de tudo, é primordial construir um relacionamento forte com seus clientes pois estes seguidores entenderão a situação e serão os primeiros a estabelecer uma corrente de apoio e divulgarão a posição sobre a questão da crise.

Para se ter uma presença forte no ambiente digital é também necessário saber lidar com os momentos difíceis. Esteja sempre com suporte profissional para essa gestão.

E aí está a contribuição de nossa amiga Andréa Lia Amazonas. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dela? Acesse um destes links:

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A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico para [email protected] (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!