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Falta de educação virtual

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atualizado às 09:25

O amigo Onório pergunta:

"Vejo que muitas transações digitais perderam seu charme em função da falta de contato real entre as pessoas. Pessoas estão online mas desconectadas das pessoas com quem estão falando. Situações que nunca ocorriam cara a cara acontecem em uma reunião virtual".

Onório, obrigado pelo comentário. Concordo em partes, até porque existem diferentes usos das ferramentas, por diferentes pessoas em diferentes situações. Mas acho que pelo comentário, você deve estar falando sobre a falta de educação de algumas pessoas (novamente, nem todas) que acreditam que, por estarem em um ambiente digital, não precisam dar atenção à detalhes importantes.

Em função disso, vemos, por exemplo, reuniões (não estou aqui falando de palestras ou aulas) onde as pessoas se desconectam (como você mencionou) e começam a fazer outras coisas enquanto a outra pessoa está falando. O cenário é estranho: um indivíduo falando e se dirigindo à outro e este verificando o celular, mexendo no computador, falando com alguém, brincando com a criança, enfim, focando em qualquer outro cenário, menos o da pessoa que está conversando com ele. Eu mesmo já passei por essas situações e tenho certeza que elas não ocorreriam se a reunião fosse presencial.

Esse cenário me lembra um dos diálogos mais ridículos que já vi em uma propaganda na TV, onde mostra-se uma pessoa que faz várias coisas ao mesmo tempo e uma outra que comenta que ela é desfocada. Então a primeira dispara "Não é que eu não sou focada. É que eu sou focada em várias coisas ao mesmo tempo". Meus santos, me ajudem! O conceito de estar focado é se direcionar para UM assunto. Não adianta querer desvirtuar um conceito só para parecer descolado. Inventar um conceito a partir da negação do original só pode ser ação de estagiário de publicidade que não tem conhecimento algum de nada, algo como "primeiro dia de faculdade". A propaganda foi tão ruim que, além de ter ficado pouquíssimo tempo no ar, marcou a idiotice de conceito inventado e não a marca do produto em si (eu mesmo não lembro).

Se temos educação real, aquela do olho no olho, do respeitar a pessoa a qual está se dirigindo e a de dar atenção focada ao interlocutor, essa educação se reflete no pessoal e no digital. Sem desculpas.

E como dica para fechar essa coluna de hoje: procure um vídeo do Simon Sinek (um mega palestrante americano) no Youtube que fala sobre a educação nos meios digitais e no trabalho como um todo. Tem tudo a ver com o que falamos aqui hoje.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!