A amiga Denise Aguiar pergunta:
"Alexandre, sou o Denise, tenho 31 anos e pretendo abrir meu próprio escritório dentro de 6 meses. A minha pergunta para o senhor é: quais decisões preciso tomar HOJE para que eu construa uma empresa com mais de 50 anos? Agradeço desde já."
Denise, obrigado pela pergunta. Em primeiro lugar: adorei a percepção de longevidade. Poucas pessoas pensam desta maneira e eu acho extremamente interessante pessoas que imaginam seus empreendimentos (mesmo se estão começando agora) como gigantes com décadas de atuação. Se você não acredita no seu sonho, quem vai acreditar, certo? Portanto, parabéns!
Seguindo para algumas dicas de como isso pode efetivamente virar realidade, a mais importante é ter uma marca sólida. Escritórios de renome hoje, são escritórios que gastaram tempo e dinheiro para solidificar o entendimento que o mercado tem de sua atuação. Muitos não percebem, mais esse é o maior ativo de um escritório: seu nome e a reputação que está por trás dessa nomenclatura.
Não vou nem comentar aqui sobre os materiais institucionais que sempre defendo em meus artigos. Eles são o ponto de partida de qualquer imagem solidificada, porém quero dar aqui um novo ângulo para nossa conversa e instruir que, só se consegue a longevidade pretendida em questão, se o mercado permitir. Veja bem: você concorda que, para profissionais que atuam acima da média, nunca vai faltar trabalho? Que mesmo em uma crise financeira/econômica, sempre vai existir espaço para um profissional de gabarito que entende e traz resultado ao cliente? Se sua resposta é sim, você entendeu como vai fazer para ter um escritório de mais de 50 anos de atuação. É o cliente, colocado como foco extremo de sua atuação, quem vai validar sua existência perpetuada no mercado.
Resumidamente (em função de nosso espaço na coluna), é o cliente satisfeito quem vai propagar sua imagem, gerando conotação positiva e, em última instância, fomentar indicações que manterão anos e anos de trabalhos vindouros e continuidade ao seu nome empresarial.
Então, para finalizar e dar um pontapé inicial no "Denise Aguiar Sociedade de Advogados", não se esqueça de 4 pontos:
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Crie sua imagem institucional requerida pelo mercado, com seu logotipo, site, folder impresso e digital, newsletter e redes sociais.
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Estabeleça critérios rígidos de satisfação e fidelização para seus clientes. Não se esqueça que se o cliente está perguntando "como estão as coisas?" significa que você falhou em antecipar a necessidade de mostrar como estão os procedimentos e próximos passos de sua atuação, no caso dele.
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Comece a mapear todas as pessoas que você quer ter em seu círculo de networking, mesmo se elas parecerem difíceis de contactar agora. Você verá, na prática, que muita coisa que você acha impossível hoje, pode se tornar ato comum depois de muitas ações de entrosamento mercadológico.
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Me chame para a festa de 50 anos do escritório.
Espero ter ajudado.
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Bom crescimento!