COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Marketing Jurídico >
  4. O delicioso prato do marketing jurídico

O delicioso prato do marketing jurídico

sexta-feira, 13 de março de 2020

Atualizado às 09:04

Os amigos Carla Moraes, João Macedo Telles e Péricles tem perguntas semelhantes:

"Alexandre, investi em marketing digital sem bons resultados. Onde errei?"

"Muito do que se fala de inbound marketing na prática não é nada disso, concorda?Defenda se possível".

"Li um artigo de marketing jurídico falando de redes sociais e como vender apenas com elas. Sua experiência aponta que esse é um caminho viável para advogados que querem vender seus serviços"?

Prezados, obrigado pelas perguntas. Como são perguntas de cunhos semelhantes, resolvi agregar uma única resposta para todos.

E para responder, vou perguntar: quantas vezes você preparou um prato com metade dos ingredientes? Ou, para aqueles que não cozinham, quantas vezes o seu sanduiche feito com apenas um ou dois itens ficou bom?

Colocadas as perguntas no ar, vou repetir algo que já falei diversas vezes em vários artigos e colunas: marketing digital não é o marketing jurídico completo, mas sim apenas parte dele. Fazendo a analogia da refeição, fica claro que, para se ter sucesso em marketing e vendas, é preciso implementar diversas ferramentas, ao mesmo tempo, sendo que apenas uma tem o enfoque digital. E é por isso que atendo diversos advogados que tem a impressão de investimento falho na esfera digital, ao passo que o certo seria uma amplitude de análise e soluções customizadas que abrangesse todas as possibilidades (vale lembrar que hoje temos mais de 60 ferramentas de marketing possíveis ao advogado moderno).

A esfera digital na advocacia é extremamente importante, porém pensar apenas nesse lado é realmente pensar em fazer um sanduíche apenas com pão e alface. O prato ou sanduíche só fica realmente bom quando todos os ingredientes estão fazendo sua parte para tornar aquela experiência culinária excepcional.

Quer saborear um bom prato de marketing jurídico?

É digital e analógico ao mesmo tempo.

É online e offline ao mesmo tempo.

É a melhor estratégia customizada com o todas as possibilidades sendo estudadas em um conjunto completo.

Bom apetite!

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!