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Carnaval advocatício

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Atualizado às 09:21

O amigo Jonas Martins pergunta:

"Com a aproximação do carnaval deste ano, gostaria de saber: o que postar nas redes referente esta comemoração?"

Jonas, obrigado pela pergunta. A resposta é simples: nada. Sim, na minha concepção, advocacia não tem nada a ver com carnaval. Veja que não estou questionando a validade da data e a representativade do evento no coração dos brasileiros, mas sim que a sobriedade da advocacia não tem muito encontro com a alegria do carnaval.

E é nessa época que vemos muito erros em termos de redes sociais dos advogados. Muitas postagens colocam, em seu perfil institucional oficial, os donos do escritório se esbaldando nas festas. E aí eu pergunto: o que isso agrega para seu cliente? Pra falar a verdade, e sabendo como o mercado reage, o máximo que ele vai comentar é: "Olha aí, essa é a razão porque meu processo não anda". Sabemos que é um absurdo, mas que infelizmente acontece, e muito.

É importante reforçar que não estou comentando que o advogado precisa se mostrar de uma maneira sisuda, sem alegria. É sim importante mostrar a modernidade e alegria no dia a dia do advogado, só que ainda dentro de uma esfera comportamental condizente com o que o mercado espera de um advogado sério.

Veja que até eventos carnavalescos criados por associações advocatícias ainda tem uma conotação muito mais de festa/encontro do que de carnaval (onde vale tudo e o "bêbado vestido de mulher que grita todas as marchinhas" é o cara mais legal do evento). Isso vale também para ações de endomarketing para os escritórios com o tema carnaval.

E é isso apenas que quero defender aqui: cuidado na curtição do carnaval para que sua imagem não fique exposta demais e que isso quebre a noção que o mercado tem de você como um advogado sério e competente.

Fica aqui a premissa básica: "se beber, não poste".

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!