Muito trabalho e pouca mão-de-obra
sexta-feira, 22 de novembro de 2019
Atualizado às 09:12
A amiga Fernanda Haven pergunta:
"Como lidar com o crescimento bagunçado do escritório, onde temos muito trabalho e pouca mão-de-obra?"
Fernanda, obrigado pela pergunta. Realmente este é um problema muito vívido e vivido pelos escritórios.
Vou colocar brevemente aqui dois cenários: um onde sabemos cobrar corretamente pelos nossos serviços e, portanto, o crescimento, mesmo que desordenado em uma fase inicial, pode facilmente ser acertado, pois à medida que o escritório está crescendo e com novos contratos entrando, nossa rentabilidade também está exponencialmente aumentando. Isso significa que, em breve palavras, quanto mais dinheiro está entrando, mais pessoal de qualidade podemos contratar para efetivamente dar conta de todos os projetos novos. É assim que os escritórios crescem. Se a rentabilidade de nossos novos contratos está adequada, a contratação de colaboradores e expansão do escritório deveria ser a prioridade para o crescimento efetivado com qualidade.
O segundo cenário é quando as cobranças financeiras não condizem com o tanto de trabalho que executamos e isso é um grande desastre para o escritório. Aí se inicia um processo que, quanto mais contratos conquistamos, mais trabalho temos, porém, ainda sem dinheiro para se investir em mão-de-obra para "escoar" o trabalho conquistado. Resultado: muito trabalho sobrando para uma única pessoa. Se você não sabe quanto custa sua hora (e isso impacta diretamente em como você cobra pelos seus serviços) está muito propenso a estar nesta segunda categoria de situação. Cuidado.
Então não se trata de crescer ou ter mais contratos, mas sim de ter crescimento com rentabilidade. Novos contratos só são bons se tem margem de lucro adequada. Ter um novo contrato só para ter mais trabalho - sem dinheiro atrelado - não faz sentido para mim.
Ainda existe um terceiro cenário que infelizmente já presenciei. Onde a rentabilidade em cima dos contratos está boa mas o sócio principal prefere colocar o dinheiro no próprio bolso ao invés de reinvestir no próprio escritório, criando assim um cenário com muito trabalho, pessoas sobrecarregadas e efetivamente, perda de qualidade, o que leva, certeiramente, à perda de clientes à longo prazo e ao declínio pontual da banca. Minha dica: aguarde para colocar o dinheiro no bolso quando seu quadro de pessoal estiver compatível com a demanda gerada pelo mercado e nunca antes.
Obviamente que para os dois cenários principais comentados muita coisa pode ser discutida e adaptada, mas como temos um espaço limitado nessa coluna, acredito que essa introdução ao assunto seja válida para seu questionamento.
Espero ter ajudado.
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Bom crescimento!