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Impactos tecnológicos no Marketing Jurídico

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Atualizado às 09:27

O amigo Nicholas Merlone pergunta:

"Gostaria de saber mais sobre os impactos e as relações das novas tecnologias e redes sociais no Marketing Jurídico e na advocacia. Pode nos ajudar? Muito obrigado!"

Nicholas, obrigado pela pergunta e por sua visita em nosso stand na Fenalaw. É sempre muito bom saber que estou ajudando as pessoas através desta coluna semanal e seu depoimento, assim como nosso papo, me deixaram muito feliz.

Pegando gancho na sua visita e na sua pergunta, você mesmo pôde perceber que o cenário mostrado aos advogados na feira foi de completa imersão na tecnologia. Legal techs, law techs, empresas de big data e jurimetria, novas ferramentas jurídicas, velhas ferramentas jurídicas remodeladas e até um robô interativo fizeram parte do cenário da Fenalaw 2019, pincelando o mundo tecnológico que pode - e deve - ser usado daqui pra frente no cenário advocatício.

E esse novo panorama é um caminho sem volta. Aquele advogado que ainda defende o controle de andamento processual na pasta física pois, "sempre foi assim", está fadado a desaparecer.

Voltando à feira em si, um aspecto que comprova o que estou falando é que diversas empresas que tinham stands no evento sumiram. Como acompanho a Fenalaw desde sua primeira edição, pude perceber a extinção de empresas (como por exemplo de arquivos rolantes e recortes de jornais físicos) que expunham antigamente e hoje - se não sumiram - tem dificuldade em se manter ativas e operantes.

Me assusta hoje o advogado que ainda refrata qualquer avanço tecnológico, sempre defendendo o "sempre deu certo desta maneira" no seu dia a dia. Esse profissional, se não acordar para as novas tendências de tecnologia, gestão, marketing e outros, em breve se juntará a outros que, no advento do computador, ficaram anos defendendo a máquina de escrever pois ela supria as necessidades e "sempre foi assim". E a história mostra que houve uma grande leva de profissionais que afundaram dessa maneira, infelizmente.

Meu conselho final: evolua, sempre dentro do Código de Ética da Advocacia, mas evolua.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!