"Vade Mecum Esquematizado"
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Atualizado em 17 de abril de 2012 07:02
Vade Mecum Esquematizado - Agente da Polícia Federal
Editora: Rideel
Organizadores: Gustavo Bregalda Neves e Kheyder Loyola
Páginas: 1.000
Vade mecum, em tradução livre, significa "vai comigo", expressão comumente usada para designar compêndio em que se reúnem as noções fundamentais de determinada disciplina para que estejam sempre à mão do estudante, a servir-lhe de roteiro, guia nos estudos.
É exatamente com essa finalidade que foi organizada a edição ora em tela, que apresenta os conceitos básicos não só de uma disciplina, mas do rol daquelas que serão cobradas no concurso para Agente da Polícia Federal: Direito Constitucional; LINDB (antiga LICC); Direito Penal; Direito Processual Penal; Legislação Penal Especial; Direito Administrativo; Noções de Contabilidade; Noções de Microeconomia; Noções de Administração; Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Informática.
Talvez vocês sejam muito jovens, leitores, para se lembrarem das velhas apostilas vendidas em bancas de jornal a cada publicação de edital de concurso público (não faz tanto tempo assim, mas o desenvolvimento extremamente rápido da tecnologia digital, incrementando o procedimento de editoração e publicação de livros transformou drasticamente o acesso a materiais didáticos em pouco mais de dez anos). Bem, mas o caso é que se pagava muito por um material de baixa qualidade, feito às pressas, com pouca virtude autoral e nenhum cuidado editorial. Frise-se: era a única opção para quem quisesse se preparar exatamente nos moldes do edital.
Hoje a situação é outra e o apurado trabalho final ostentado pela obra é bom exemplo de qualidade de texto e técnica editorial. Chama a atenção o currículo dos autores, que além de carreiras de sucesso, possuem larga experiência no preparo de candidatos para concursos públicos; quanto ao conteúdo, quadros sinóticos, tabelas e fluxogramas completam o texto, oferecendo-o de maneira que lembra esquema de aula.
Abre a obra (e a completa) um caprichado capítulo dedicado à apresentação de dicas e técnicas de estudo, partindo de conceitos mais genéricos de memória e capacidade de desenvolvê-la para alcançar o campo específico do estudo jurídico: nesta seara, dicas como a associação de exemplos práticos (julgados) aos temas estudados, bem como alertas para que o estudante distinga termos técnicos do "jargão" profissional no momento de redigir suas peças e respostas são de grande valia para o concursando.
__________
Ganhador :
Francisco André Alves Moura, de Natal/RN
__________
__________
Adquira já um exemplar :
__________