"Curso de Direito Constitucional"
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Atualizado em 22 de fevereiro de 2012 13:19
Curso de Direito Constitucional - 5ª edição
Editora: Forense
Autor: Zulmar Fachin
Páginas: 672
Para situar doutrinariamente o autor de um Curso, entender o propósito e a meta por ele buscados, ajuda muito conhecer os nomes que o inspiraram. Na obra em foco vê-se o autor (e também o prefaciador, ninguém menos que o Ministro Carlos Mário da Silva Velloso) evocar, dentre outros, o espanhol Pablo Lucas Verdú, constitucionalista que trabalha a ideia de "sentimento constitucional", algo muito além da noção de constituição como norma jurídica.
De fato, para o autor o Direito Constitucional é "a dimensão nuclear do ordenamento jurídico", cerne de todo o Direito, "núcleo irradiador de legitimidade" para todos os demais ramos específicos do Direito.
Forte nessa ideia, percorre, dentre outros temas, a dogmática do Direito Constitucional (princípios, conceitos e instituições); sua relação com outras ciências e outros ramos do Direito; a História constitucional do Brasil; o sistema de controle de constitucionalidade; o Recurso Extraordinário; cada um dos direitos fundamentais; a organização do Estado brasileiro; as ações constitucionais. Dentro desse espírito, merecem destaques os capítulos referentes aos princípios fundamentais de nosso Direito Constitucional positivo e à construção histórica dos direitos fundamentais.
Destinado a estudantes de graduação, o trabalho apresenta os conceitos, expõe as grandes doutrinas e em seguida abre espaço para o posicionamento do autor, verdadeiro crente na democracia como construção a ser efetivada por cada um dos cidadãos. Assim, ao terminar as explanações básicas acerca do poder constituinte, por exemplo, o leitor sente-se situado na matéria por meio da lição de que "o poder constituinte originário está localizado fora do Direito e precede o Estado e a Constituição, (...) que são criados por ele".
Dentre os autores consultados e referidos encontram-se clássicos do direito constitucional brasileiro - Rui Barbosa, Pontes de Miranda -, mas também os contemporâneos José Afonso da Silva, Celso Antônio Bandeira de Mello, Celso Ribeiro Bastos, Carlos Ayres Brito, Maria Helena Diniz e Luiz Roberto Barroso.
Em texto de muita qualidade, tal qual Afonso Arinos de Melo Franco, em discurso proferido no ato da promulgação da Constituição (citado pelo próprio autor), o autor conclama os estudantes de Direito a acreditarem na Constituição, a lutarem por ela e a defendê-la, em nome da liberdade, diante de quaisquer riscos. São imorredouras lições.
__________
Ganhadora :
Rayanne Pereira Vianna, de Brasília/DF
__________
__________
Adquira já o seu :
__________