A importância de entender os riscos nos investimentos
terça-feira, 8 de fevereiro de 2022
Atualizado às 07:46
Uma das principais dúvidas dos investidores iniciantes é entender o nível de risco na hora de investir - evidente que qualquer decisão na vida envolve riscos e, por isso, no universo dos investimentos a situação também acontece. Logo, para aproveitar o que o mercado financeiro tem a oferecer é preciso entender o conceito de risco de investimento.
Ao compreender o tema, é possível fazer análises antes de tomar uma decisão. Desse modo fica mais fácil alinhar suas escolhas às suas necessidades e expectativas. Então você precisará aprofundar os conhecimentos sobre os riscos envolvidos nas operações e como mitigá-los.
Para começar, o conceito de risco remete à chance de algo não acontecer da forma que você espera ou em desacordo com os seus interesses.
No mercado financeiro, o risco é a probabilidade de uma ocorrência impactar nos resultados das aplicações e ativos. Portanto, é um risco financeiro, já que a concretização da probabilidade abordada tende a gerar prejuízos.
E se o risco faz parte da realidade de todo investimento, é preciso entender o quanto você está disposto a se arriscar. Existem pessoas que toleram mais oscilações e perdas, enquanto outras preferem um grau de risco de investimento menor.
Dessa forma, para alguém começar a investir no BTG Pactual, é necessário completar o teste que define o perfil de investidor - assim, é possível indicar e liberar o acesso aos investimentos que estão de acordo com o nível de cada pessoa. Conheça os três perfis:
Conservador
Com baixa tolerância à perda e à volatilidade, o conservador é alguém que prefere investimentos de baixo risco e que tenham condições mais controláveis. Suas principais escolhas estão na Renda Fixa.
Moderado
A tolerância do moderado é um pouco maior ao risco comparado ao conservador. Geralmente, ele renuncia à parte da segurança em troca de mais retorno. Por isso, pode recorrer a uma estratégia de investimento de médio risco. Entre os investimentos preferidos desse perfil, estão os fundos de investimento e a renda fixa.
Sofisticado
O investidor sofisticado tem mais apetite ao risco que os outros perfis. Como consequência, consegue lidar melhor com possibilidades de perdas e oscilações, pois está em busca de rentabilidade. Para isso, é comum que busque oportunidades de investimento de alto risco. Seu leque de escolhas é muito maior - criptomoedas, ações, opções , e fundos multimercado.