O circuit breaker na bolsa e o que fazer nesse momento
terça-feira, 17 de março de 2020
Atualizado às 09:22
O mês de março começou com o pânico mundial por conta da disseminação do novo coronavírus e colocou países em estado de alerta. As bolsas de valores operaram em queda e o circuit breaker foi acionado.
Esse mecanismo é ativado quando o índice Ibovespa registra queda de 10%. Durante o período de 30 minutos, não há possibilidade de fechamento de negócios com ativos, títulos de renda fixa privada e derivativos - ninguém compra e ninguém vende.
O BTG Pactual digital ajuda você em momentos como esse. Atendimento humanizado, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Abra sua conta.
O circuit breaker foi estabelecido em 1997 e é utilizado pela B3 para amortecer e rebalancear as ordens de compra e venda dos ativos. Nada mais é do que uma proteção contra a volatilidade excessiva.
Existem algumas regras que devem ser respeitadas antes de acionar um circuit breaker. São elas:
Queda de 10% do Ibovespa
Ao ser acionado neste momento, todas as negociações da Bolsa de Valores são interrompidas por 30 minutos.
Queda de 15% do Ibovespa
Após 30 minutos de paralização do primeiro circuit breaker do dia, a B3 volta a permitir negociações, esperando que o mercado volte ao normal. Se houver uma queda e o índice Ibovespa computar um percentual de 15% de desvalorização, um novo circuit breaker ocorrerá. Nesta parada, as negociações ficam interrompidas por mais 1 hora.
Queda de 20% do Ibovespa:
Por último, após a 1 hora da segunda parada, a Bolsa de Valores reabre as negociações. Se, mesmo assim, o Ibovespa continuar em queda e chegar a 20%, a B3 suspende as atividades e fica responsável por definir um novo prazo para reabertura do mercado.
A entrada de mais de 700 mil investidores em 2019 significa que uma grande parcela dos CPFs cadastrados na bolsa está experimentando sua primeira grande queda. O pânico de experimentar os primeiros circuit breakers pode ser extremamente doloroso em termos psicológicos e provocar decisões equivocadas, como a venda de ativos importantes da carteira de investimentos.
Como já mencionamos anteriormente, uma boa opção para esse momento é investir em Ouro. Nos últimos 30 dias, o metal precioso valorizou cerca de 11%.
É importante lembrar dos fundamentos que fizeram você começar a investir. E se você quiser adicionar proteção na sua carteira, o BTG Pactual digital oferece excelentes opções para investir em ouro através de fundos de investimento.
__________
Oferecimento BTG Pactual digital