COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Inflação de 2019 a 4,31% - O que acontece com o dinheiro na poupança?

Inflação de 2019 a 4,31% - O que acontece com o dinheiro na poupança?

BTG Pactual

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Atualizado às 09:23

A inflação de 2019 foi divulgada no início de janeiro pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechando o ano em 4,31%. Esse resultado foi maior que o esperado pelo Banco Central, que havia como meta o valor de 4,25%.

Segundo o IBGE, a alta foi puxada sobretudo pelas carnes, cujos preços dispararam no mercado interno devido ao aumento das exportações para a China e a desvalorização do real. Somente em dezembro, o preço da carne subiu 18,06%.

Além do comércio, o índice da inflação é muito importante para o setor de investimentos e deve receber atenção dos investidores - principalmente aos que possuem dinheiro alocado na renda fixa, como a poupança, o Tesouro Direto, entre outros.

Apesar da inflação ser bastante noticiada nos jornais utilizando os exemplos de alimentos, bebidas e outros serviços, a realidade é que no mundo de investimentos, nem sempre é fácil ter acesso à essas informações.

Dessa forma, nem todo mundo que investe se dá conta de quanto a inflação compromete o retorno dos seus investimentos e que a falta de atenção pode ter efeitos catastróficos no planejamento financeiro, principalmente quando são pensados para o longo prazo.

O fato é que com a taxa de juros na mínima histórica no Brasil, as pessoas que mantiverem o dinheiro na poupança não terão rendimentos expressivos - uma vez que haverá uma redução no poder de compra justamente por conta da inflação.

Com a taxa Selic em 4,50% ao ano, a rentabilidade da poupança atual é de 3,15% ao ano. À título de ilustração, a pessoa que colocou na poupança o montante de R$1.000,00 no início do ano resgatou o total de R$1.031,50, com a rentabilidade atual da poupança.

Em um cenário como o atual, o que é possível fazer? Uma das melhores saídas para o investidor que deseja ter uma rentabilidade acima da inflação é o Tesouro Direto, um dos produtos mais seguros disponíveis no mercado que serve como reserva de emergência, pela alta liquidez - ou seja, é possível retirar os valores da conta em pouco tempo para utilizar.

O BTG Pactual digital conta com excelentes opções de investimento no Tesouro Direto com taxa zero de verdade para você que deseja melhores rendimentos que a grande maioria pode propor. Saiba mais.