Parabenizar
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Atualizado em 21 de setembro de 2022 09:49
O leitor Luis Fernando Crestana envia a seguinte mensagem:
"Prof. José Maria da Costa: Em um notório periódico que nos saúda com inúmeras e relevantes notícias que circundam nossa vida jurídica e política, encontrei grafada a expressão 'parabenizar' e desejo esclarecer se seu emprego está correto."
1) Um leitor refere que viu em conceituado jornal o vocábulo parabenizar e indaga se é correto seu emprego.
2) Uma consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras, revela o registro da palavra parabenizar, assim como de seus cognatos parabenização, parabenizado, parabenizador e parabenizante.1
3) Não se esqueça, nesse campo, que a ABL tem delegação legal - e a exerce por via do VOLP - para oficialmente definir quais palavras integram nosso léxico, de modo que é ela quem define se um vocábulo existe ou não em nosso idioma, além de outros aspectos, como grafia, pronúncia, gênero e modo de flexão.
4) Ou seja: se o VOLP registra parabenizar e outros vocábulos da mesma família etimológica, isso significa que está autorizado oficialmente o emprego de todos eles, não se podendo objetar, para tais efeitos, com quaisquer divergências que eventualmente exista entre os autores e os gramáticos.
_________________
1Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4. ed., 2004. Rio de Janeiro: Imprinta, p. 590.