A primeira vista ou À primeira vista?
quarta-feira, 23 de junho de 2021
Atualizado às 09:11
O leitor Daniel C. Santos envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:
"Qual a forma correta: A primeira vista ou À primeira vista? "
1) Um leitor indaga de maneira simples e objetiva: "Qual a forma correta: A primeira vista ou À primeira vista? ".
2) Analisando a dúvida trazida, conclui-se que o que se quer, em síntese, é saber se há crase ou não no a que precede a expressão primeira vista.
3) Ocorre, todavia, que, sendo a crase a junção de duas vogais idênticas, sua existência ou não depende da estrutura da frase, de modo que não há como responder se há ou não crase em uma expressão solta e fora de um contexto e de uma frase, como a que foi apresentada, sem que haja um exemplo mais desenvolvido a ser analisado.
4) Por isso, formulam-se dois exemplos com as referidas expressões (eliminando-se possível crase neste começo), para que possa haver um raciocínio e para que possam ser extraídas as devidas conclusões: (i) A primeira vista é que impressiona; (ii) A primeira vista, não parece que você tenha razão.
5) Com os exemplos assim formulados, evitando conceitos teóricos, anota-se que a crase é, por via de regra, a junção de um a (preposição) com outro a (normalmente um artigo). E, como um artigo feminino vem apenas antes de nomes femininos, então, por facilidade de solução do problema, se substitui o substantivo feminino do contexto (vista) por um substantivo masculino (olhar),e, assim, se houver artigo feminino, fatalmente haverá de mudar-se em artigo masculino: (i) "O primeiro olhar é que impressiona"; (ii) "Ao primeiro olhar, não parece que você tenha razão".
6) Respondendo, então, de modo direto e objetivo, à indagação do leitor: (i) como crase é ocorrência que depende da estrutura da frase, muitas vezes é difícil dizer se ela existe ou não quando se apresentam apenas expressões soltas e desvinculadas de um contexto; (ii) quando, porém, uma expressão aparece em uma frase normal, parte-se do princípio de que crase normalmente existe antes de nomes femininos; (iii) desse modo, quando se substitui uma palavra feminina por uma masculina, se aparece ao no masculino, há crase no feminino; (iv) se, todavia, não aparece ao no masculino, não há crase no feminino.