Raio x, raio X, raio-x ou raio-X? E o plural?
quarta-feira, 12 de maio de 2021
Atualizado às 08:22
O leitor Guy Demke envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:
"Procurei em vários lugares, mas não achei uma resposta oficial. O certo mesmo é raio X, raios X, raio-X, raios-X, Raios-X, etc.? Além disso, há alguma diferença entre a escrita dos raios X, da física nuclear, e o raio-x da radiografia?"
1) Um leitor indaga, em suma, qual a escrita correta: raio x, raio X, raio-x ou raio-X? Além disso como fazer o plural? E ainda: existe alguma razão para diferenciar, quanto à escrita e ao plural, o raio X da física nuclear e o de um aparelho de radiografia?
2) Inicia-se esta resposta com a observação de que, entre nós, a Academia Brasileira de Letras é o órgão incumbido, por delegação legal, desde a lei 726/1900, de definir a existência, a grafia oficial, o gênero e as peculiaridades dos vocábulos em nosso idioma, e ela, para atender a essa delegação legal e incumbência, edita oficialmente, de tempos em tempos, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Mais modernamente, ela também disponibiliza em seu site o rol dessas palavras e expressões oficialmente existentes no vernáculo, bem como as características já referidas.
3) Com essa anotação como premissa, observa-se, em sequência, que uma consulta à referida obra mostra que ela apenas registra a palavra raio, mas nada especifica que possa esclarecer a dúvida aqui trazida. E, se na referida obra não consta a palavra com hífen, isso já significa que tal expressão deve ser escrita sem hífen. Esse é o critério básico para emprego ou não do hífen em tais circunstâncias.
4) Quanto ao mais, tanto o Dicionário Aurélio1quanto o Dicionário Houaiss2 registram o x dessa expressão com maiúscula (raio X) e lhe conferem por plural raios X.
5) Apenas se complementa não haver razão alguma para diferenciar a escrita e o plural quando se fala em física nuclear e quando a referência se dá para um aparelho de radiografia: sempre se escreve raios X ou aparelho de raios X.
__________
1 FERREIRA. Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010, p. 1.773.