Averiguar
quinta-feira, 8 de setembro de 2005
Atualizado em 15 de setembro de 2022 15:54
Recebemos do leitor Conrado de Paulo a seguinte mensagem:
"Prof. José Maria, Qual é o certo? 'Que se apazigúe', ou 'Que se apazígüe'? Existe regra, sem exceção, para aguar, enxagüar, e verbos do gênero?"
1) Nesse verbo, o u é sempre pronunciado, esteja ele em sílaba forte ou não.
2) Na lição de Otelo Reis, tal sílaba tônica jamais é a terceira (ri), sendo errôneo pronunciar averíguo, para rimar com ambíguo.1
3) Apresenta dificuldades de pronúncia (às vezes o u é fraco, às vezes é forte), do que advêm problemas no uso do tremae do acento gráfico.
4) Relembre-se a respeito, ainda com Otelo Reis, que, "quando à letra u se segue a letra e, emprega-se o acento agudo ou o trema, conforme a referida letra u seja tônica ou não: averigúe, averigüemos".2
5) Tais dificuldades normalmente estão no presente do indicativo e nos tempos daí derivados: averiguo, averiguas, averigua, averiguamos, averiguais, averiguam (presente do indicativo); averigúe, averigúes, averigúe, averigüemos, averigüeis, averigúem (presente do subjuntivo); averigua, averigúe, averigüemos, averiguai, averigúem (imperativo afirmativo); não averigúes, não averigúe, não averigüemos, não averigüeis, não averigúem (imperativo negativo).
6) A alternância entre u fraco e forte apenas ocorre nos mencionados tempos; nos demais, o u é sempre fraco, motivo por que, neles, pode haver trema (se o u for seguido de e) ou não (quando for seguido de a), mas jamais acento gráfico: averiguava (imperfeito do indicativo), averiguarei (futuro do presente), averiguaria (futuro do pretérito), averigüei (pretérito perfeito do indicativo), averiguara (mais-que-perfeito do indicativo), averiguar (futuro do subjuntivo), averiguasse (imperfeito do subjuntivo), averiguando (gerúndio), averiguado (particípio).
7) Interessante é anotar que Silveira Bueno, por um lado, afirma que, "como todos os verbos terminados em guar, conjuga-se este, acentuando-se a vogal u no presente do indicativo, imperativo e subjuntivo";3 por outro lado, porém, tal autor, além da maneira de conjugação normalmente aceita, também assim conjuga no presente do indicativo: averíguo, averíguas, averígua...4
8) Tal posicionamento solitário quanto à flexão do mencionado verbo não deve, todavia, ser seguido, até por não contar com respaldo do uso da língua e da própria autoridade dos gramáticos.
9) Serve de modelo para apaniguar e apaziguar.
10) Já que o verbo averiguar serve de modelo para a conjugação de apaziguar, então se volta à indagação do leitor: o correto é apazigúe, e não apazigúe. Veja-se a conjugação do referido verbo no presente do indicativo e no presente dos subjuntivo, tempos esses onde ocorrem os problemas: apaziguo (ú), apaziguas (ú), apazigua (ú), apaziguamos, apaziguais, apaziguam (ú) (presente do indicativo); apazigúe, apazigúes, apazigúe, apazigüemos, apazigüeis, apazigúem (presente do subjuntivo).
----------
1 Cf. REIS, Otelo. Breviário da Conjugação dos Verbos da Língua Portuguesa. 34. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1971. p. 56-57.
2 Ibid., p. 57.
3 Cf. BUENO, Silveira. Português pelo Rádio. São Paulo: Saraiva & Cia., 1938. p. 178-179.
4 Ibid., p. 56.