Cenário - 20.3.20
sexta-feira, 20 de março de 2020
Atualizado às 11:05
Dia de revisões
A equipe econômica programou para hoje a divulgação do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do primeiro bimestre.
Mais do que o olhar retroativo, o balanço colocará em perspectiva os próximos meses e os impactos estimados até aqui causados pela pandemia de Covid-19.
Bancos, consultorias e analistas que já revisaram as expectativas de PIB para 2020 apostam que o governo fará o mesmo. E as previsões de mercado são de que as taxas oficiais serão jogadas bem para baixo.
Não faz muito tempo, o governo cortou de 2,4% para 2,1% a projeção de salto da atividade no ano.
Com reflexos em todos os setores e restrições cada vez mais fortes que afetam as cidades, quase tudo o que estava nas planilhas em janeiro se deteriorou.
CALAMIDADE PÚBLICA
Senado pronto
Está tudo organizado para os senadores votarem hoje, a partir das 11h, o projeto de decreto legislativo (PDL 88/2020) que reconhece o estado de calamidade no país.
NO ALVORADA
Bolsonaro fala
Ao deixar o Palácio da Alvorada, hoje mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro se pronunciou sobre China e o novo coronavírus (assista).
+ COVID-19
Tamanho da crise
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) elaborou propostas e endereçou-as ao Poder Público. O pacote visa amenizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.
As perdas já são uma realidade.
O objetivo é preservar atividades econômicas que dependem, significativamente, da circulação de pessoas e mercadorias (leia aqui).
ARGENTINA
Início do isolamento
Já está em vigor o decreto do presidente da Argentina, Alberto Fernández, que determina quarentena no país como forma de minimizar a transmissão do novo coronavírus.
A carta de Fernández aos argentinos está aqui.
CALIFÓRNIA
Todos em casa
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, emitiu uma ordem de permanência para que os cidadãos saiam às ruas apenas em casos de extrema necessidade.
A medida, tornada pública ontem à noite (veja aqui os detalhes e o que é permitido), é inédita e alcança uma população de 40 milhões de habitantes.
MÍDIA
Capa da Economist
Os impactos do novo coronavírus no mundo e o que virá pela frente estão na reportagem especial desta semana da conceituada revista britânica.
O fechamento de fronteiras, a ação dos governos, os prejuízos à economia e o 'paradão' social provocado pelo avanço da pandemia são discutidos no contexto de que são parte de "escolhas muito difíceis".
AGENDA
BOLSONARO - O presidente Jair Bolsonaro tem audiências pela manhã com os ministros Abraham Weintraub (Educação) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).
GUEDES - Entre outros compromissos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem calls agendadas hoje com os executivos Patrick Mendes (Accor Rede de Hotéis), Rubens Ometto (grupo Cosan), Lorival Luz (BRF) e Rodrigo Abreu (Oi).
EDUCAÇÃO
Ações e datas - As decisões tomadas pelo comitê de emergência do MEC montado para discutir o enfrentamento ao novo coronavírus (saiba mais).
SABER
Lego - Alguns dos mais populares tutoriais disponíveis no Youtube.
SUSTENTÁVEL
Horta - Uma publicação clássica da Embrapa desvenda a arte de formar hortas em pequenos espaços.
TECH
Videoconferência - Manual de 'boas-práticas' ensina o que fazer e o que não fazer (saiba mais).
BEM-ESTAR
Covid-19 - No site do Ministério da Saúde, tudo (mas tudo mesmo!) que é preciso saber (veja aqui).