Cenário 21.1.2020
terça-feira, 21 de janeiro de 2020
Atualizado às 12:04
Começou a gincana
As eleições municipais só vão acontecer em outubro, mas janeiro tem dado provas de que a corrida pelo voto ganhou tração.
Alguns dos rostos mais conhecidos das urnas articulam apoios, alianças e palanques.
No Nordeste, estão em ação Ciro Gomes (PDT), Flávio Dino (PCdoB), ACM Neto (DEM) e a família Campos, pelo PSB. Todos com os olhos, prioritariamente, voltados às capitais de seus estados.
É entressafra na política. Com o Congresso de recesso e a opinião pública meio adormecida, o 'jet set' partidário aproveita para testar 'candidatos a candidatos'.
Tem sido assim no Norte e no Centro-Oeste, onde há muita oferta e mais dúvidas do que certezas em relação aos nomes que vão concorrer este ano.
Sul e Sudeste não convivem com esse problema, embora o estoque de potenciais candidatos esteja acima da média se comparado a eleições anteriores.
Nessas regiões, o esforço é no sentido de amadurecer a melhor narrativa. Nas capitais e no interior.
Legendas tradicionais como MDB, PSDB e PT já escolheram as suas. Falta apenas adequá-las aos 'produtos' que serão oferecidos ao eleitor.
Mais eleições
Caso das urnas
O TSE recebeu (dentro do prazo estipulado) novas propostas técnicas e protótipos das duas empresas que concorrem à licitação para fabricação de novas urnas eletrônicas.
O processo segue para um desfecho.
Uma comissão técnica do tribunal fará testes e vai averiguar se os requisitos previstos em edital foram atendidos desta vez.
O resultado deverá ser conhecido na próxima segunda-feira (27).
Moro
Balanços e projeções
O ministro da Justiça, Sergio Moro, esteve ontem no programa Roda Viva, da TV Cultura. Falou sobre o trabalho no governo, as polêmicas e um pouco de política (veja ou reveja).
Trump
Fala em Davos
O presidente americano Donald Trump discursou hoje cedo em Davos na abertura do Fórum Econômico Mundial (veja ou reveja).
Mobilidade social
Nova régua
O Fórum Econômico Mundial criou um novo índice para medir a mobilidade social.
O relatório (entenda aqui) avalia as economias sob cinco dimensões: saúde, educação, acesso à tecnologia, trabalho (em termos de oportunidades, condições e salários justos) e proteção e instituições.
A conclusão é que a maioria das economias falha ao fornecer condições para que seus cidadãos possam prosperar.
Em uma perspectiva mais direta, indica o documento, é o mesmo que dizer que as oportunidades de um indivíduo estão diretamente vinculadas ao seu status socioeconômico. Desde o nascimento. O que acentua as desigualdades históricas.
Ao todo, 82 nações são avaliadas. O Brasil está em 60º lugar (veja a lista completa).
Economia global
FMI ajusta o foco
A mais nova versão do World Economic Outlook apresentada em Davos pelo FMI descreve que a economia global pode estar se estabilizando, embora em níveis moderados.
A previsão de crescimento global foi levemente revisada para baixo: 3,3% em 2020 e 3,4% em 2021 - taxas 0,1 e 0,2 ponto menores que as previsões anteriores, respectivamente.
A projeção para o Brasil mostra que o salto esperado do PIB em 2020 é de 2,2% - 0,2 ponto percentual acima do que previa o relatório de outubro (leia a íntegra).
AGENDA
Bolsonaro - Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro participa da reunião do Conselho do Governo e, à tarde, recebe o ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) junto com o ex-embaixador dos EUA Clifford Sobel. Encerra o dia recebendo em audiência o ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia)
Guedes - O ministro da Economia Paulo Guedes participa, em Davos, de um painel no início da manhã e no início da tarde e tem encontros com investidores e CEOs de empresas durante o Fórum Econômico Mundial
Campos neto - O presidente do Banco Central Roberto Campos Neto tem reunião, à tarde, com o ministro Wagner de Campos Rosário (Controladoria-Geral da União-CGU) e representantes do Ministério da Economia, da Caixa Econômica Federal e da CGU
EDUCAÇÃO
Sisu - O MEC prorrogou as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (acesse)
SABER
Moedas - A nova coleção comemorativa da Casa da Moeda do Reino Unido traz estampas da banda Queen
SUSTENTÁVEL
Fogo na Austrália - O impacto dos incêndios recentes para o clima no continente australiano (entenda)
TECH
Sol - A Agência Espacial Europeia compilou uma série de imagens do sol ao longo do ano passado (veja)
BEM-ESTAR
Antibióticos - Novos relatórios da OMS afirmam que a falta de novos antibióticos ameaça os esforços globais para conter infecções resistentes a medicamentos (saiba mais)