Cenário - 3.12.19
terça-feira, 3 de dezembro de 2019
Atualizado às 10:24
País cresce no 3T
Com um número acima do que as expectativas previam, o PIB brasileiro cresceu 0,6% no 3º trimestre. Na comparação com o mesmo período de 2018, o salto foi de 1,2%.
Em valores correntes, o bolo de riquezas alcançou R$ 1,842 trilhão.
O detalhamento das Contas Trimestrais - divulgadas hoje pelo IBGE - mostra que os motores do crescimento estão ativados: agropecuária (+1,3%), indústria (+0,8%) e serviços (0,4%) registraram altas importantes.
Já a 'Formação Bruta de Capital Fixo', que mede investimentos, e o consumo das famílias também tiveram variações positivas, o que é interpretado como um sinal favorável dentro do contexto de recuperação econômica.
Destaque ainda para a queda no item 'Despesa de Consumo do Governo' (-0,4%). Esse elemento é considerado chave para as previsões dos próximos trimestres porque pode antecipar parte do padrão do PIB em 2020.
O IBGE aproveitou a divulgação de hoje para revisar o resultado do PIB do 2º trimestre: alta de 0,5% frente a leitura anterior de avanço de 0,4%. O resultado do 1º trimestre foi revisado para uma estabilidade, em vez de queda de 0,1% (leia a íntegra da apresentação do PIB do terceiro trimestre de 2019).
Compliance
Dia de premiação
Acontece hoje à noite, em Brasília, a cerimônia de premiação Guia Exame de Compliance, uma iniciativa da FSB Comunicação, da revista Exame e da Fundação Dom Cabral (FDC).
Estarão em destaque as empresas com os sistemas mais eficientes. O guia contempla 13 diferentes setores da economia - 543 empresas se inscreveram.
Está prevista uma palestra do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, além debates com especialistas como o ex-ministro-chefe Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, a diretora-geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Heloisa Bedicks, e o professor da Fundação Dom Cabral Dalton Sardenberg.
Pisa
Brasil no ranking
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou mais cedo os resultados da versão de 2018 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês).
O exame abrange provas de leitura, matemática e ciências - ocorre a cada três anos - e testou cerca de 600 mil estudantes de 15 anos em 79 países.
A OCDE destaca que determinados países mostraram uma "melhoria impressionante nos últimos anos", citando Portugal e reservando espaços relevantes também ao desempenho da China.
O relatório completo do Pisa está aqui.
O recorte específico sobre a performance do Brasil está aqui.
Nos portais de notícias, há comparativos e análises (veja Uol, Folha.com, Estadão on-line e G1.com).
Pausa para o motorista
Como deve ser
O Diário Oficial da União publica hoje a portaria que estabelece condições mínimas sanitárias, de segurança e de conforto nos locais de espera, de repouso e de descanso dos motoristas profissionais de transporte rodoviário de passageiros e de cargas (leia aqui).
Irã
Protestos e mortes
A Anistia Internacional atualizou os números e acredita que pelo menos 208 pessoas morreram nas duas últimas semanas em tumultos de rua e manifestações no Irã.
Autoridades iranianas contestam os dados.
A onda de protestos no país é apontada como a mais forte desde 1979 e começou depois que foi anunciado um aumento de US$ 0,50 no preço da gasolina.
Os atos miram agora corrupção, desemprego e inflação.
Alguns dos vídeos mais recentes sobre a crise no país estão aqui.
Argentina
O impasse das dívidas
Nos últimos dias, o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, tem reforçado um discurso de campanha que recoloca no centro das atenções as dívidas interna e externa do país.
Ainda sem detalhar como, Fernández diz que vai negociar com detentores de títulos privados e com o FMI.
Já adiantou que não tem intenção de deixar de pagar o que é devido, mas adverte que as condições atuais são impraticáveis.
AGENDA
TSE - O Tribunal Superior Eleitoral julga hoje a validade de assinaturas eletrônicas no processo de criação de um novo partido político.
Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro conduz à tarde mais uma reunião do Conselho de Governo.
CGU - A Controladoria-Geral da União (CGU) realiza entre hoje e quinta-feira, 5, o fórum 'O Controle no Combate à Corrupção', em Brasília (veja a programação).
Congresso - Câmara e Senado têm sessão conjunta hoje pela manhã para concluir a votação de dois vetos presidenciais e 24 projetos que abrem créditos extras no Orçamento deste ano.
EDUCAÇÃO
Para todos - A Convenção Global sobre Reconhecimento de Qualificações no Ensino Superior estabelece princípios universais para o reconhecimento de estudos e diplomas em todo o mundo.
SABER
Natal na Europa - Um guia (veja aqui) com alguns dos mercados mais tradicionais e belos para se visitar nesta época do ano.
SUSTENTÁVEL
Jardim vertical - O prédio em Londres que terá a "maior parede viva da Europa", com uma fachada de 400.000 plantas que devem capturar mais de oito toneladas de carbono e produzir seis toneladas de oxigênio anualmente (saiba mais).
TECH
Jigsaw - A incubadora da Alphabet que cria tecnologias para impedir a censura na web, reduzir os riscos de ataques digitais, combater o extremismo violento e proteger as pessoas contra o assédio online.
BEM-ESTAR
Geobiologia - Referências sobre a ciência que estuda o impacto dos ambientes sobre a saúde e o bem-estar (veja aqui, aqui e aqui).