Cenário - 25.11.19
segunda-feira, 25 de novembro de 2019
Atualizado às 10:03
Noves fora
Sem surpresas, o congresso nacional do PT reconduziu Gleisi Hoffmann à presidência do partido.
O encontro, realizado em São Paulo no fim de semana, foi marcado pela participação do ex-presidente Lula e confirmou a estratégia de resistência que será acentuada a partir de agora.
O PT indicou que pretende ampliar a postura crítica em relação ao Planalto e seus aliados. E deixou claro que está disposto a assumir cada vez mais o papel de polo contrário à agenda defendida por seus adversários.
No discurso, Gleisi repetiu que é importante estabelecer vínculos mais fortes com as bases. Disse ainda que a renovação deve respeitar e estar conectada às origens do partido.
A comunicação teve presença de destaque. Reconhecendo erros e ausências nesse campo, Gleisi lembrou à militância que as redes sociais precisam ser potencializadas.
Ao mesmo tempo, a presidente do PT valorizou o 'olho no olho', pedindo a todos que não desprezassem o contato direto com setores sociais e com a população em geral.
Em relação às eleições municipais de 2020, Gleisi reproduziu o que Lula já havia dito dias atrás. Segundo ela, o PT estará representado no maior número de candidaturas que puder.
TSE
Partido Bolsonaro
Se nada mudar, o TSE decidirá nesta semana se assinaturas digitais vão valer para efeito de registro formal do novo partido do presidente Jair Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil.
A legenda tem descrição oficial e referências na Wikipédia.
O site na internet também já está a postos.
Privatizações
R$ 100 bilhões
O balanço é da Secretaria de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia: as privatizações somam R$ 100,5 bilhões em 2019.
Nessa conta estão desestatizações, desinvestimentos e a venda de campos de petróleo pela Petrobras.
A União possui 632 participações em empresas. Outros detalhes estão aqui.
Infraestrutura
Novo índice
Está no Diário Oficial da União de hoje a portaria que institui o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) e sua metodologia.
Conforme o texto, a intenção é avaliar e estimular boas práticas socioambientais, relacionadas às concessões de rodovias federais (leia a íntegra).
Fuvest
Como foi
A primeira fase do vestibular da USP, organizado pela Fuvest, teve quase 130 mil candidatos inscritos e uma taxa de ausência menor do que no ano anterior (7,9%).
No total, 11,1 mil vagas estavam em jogo - 106 carreiras de graduação -, sendo que 8,3 mil destinadas à seleção pelo vestibular.
Medicina, com 129,46 inscritos por vaga, figurou no topo dos cursos mais concorridos.
O gabarito oficial será divulgado hoje às 9h, no site.
Crise na Venezuela
Reflexos (bons e ruins)
Um estudo do FMI indica que a crise migratória da Venezuela pressiona os serviços públicos e o mercado de trabalho dos países vizinhos.
Ao mesmo tempo, quem abre as portas e acolhe os venezuelanos pode, potencialmente, experimentar ganhos significativos de crescimento do PIB.
Entenda como e saiba os detalhes aqui.
Uruguai
Suspense
Na eleição mais apertada de sua história, o Uruguai acabou não oficializando ontem o resultado do segundo turno da corrida presidencial.
Uma recontagem será feita em parte dos votos (38 mil) e a previsão é divulgar o nome do vencedor ao longo da semana.
As pesquisas de boca de urna indicam o senador de centro-direita Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional (PN), em vantagem em relação ao candidato de esquerda Daniel Martínez, da Frente Ampla (FA).
O Tribunal Eleitoral do país disponibilizou os grandes números (veja aqui). Entrevistas e pronunciamentos dos políticos uruguaios estão aqui.
AGENDA
Arrecadação - Às 11h, a Receita Federal anunciará o resultado da arrecadação de tributos federais e contribuições previdenciárias de outubro.
ID estudantil - MEC lança hoje as novas carteirinhas estudantis digitais.
Petroleiros - A Federação Única dos Petroleiros (FUP) anunciou que os trabalhadores farão, a partir de hoje, paralisações parciais contra as demissões de funcionários e a venda de ativos da Petrobras.
Câmara - A nova versão da ferramenta Pauta Participativa será testada a partir de hoje pela Câmara dos Deputados. O sistema prevê que os cidadãos ajudem na elaboração da agenda de votação de projetos da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Quem adere pode escolher entre 12 projetos. A proposta com mais votos entra na pauta da comissão para ser votada ainda em 2019 (saiba mais).
Roda Viva - Às 22h, o escritor Laurentino Gomes será entrevistado pelo programa da TV Cultura.
Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro recebe hoje em audiência Börje Ekholm, CEO e presidente mundial da Ericsson.
EDUCAÇÃO
Corpos - A USP alerta para a importância do estudo com corpos humanos. Doações ajudam a incrementar a formação de qualidade e o aperfeiçoamento dos alunos dos cursos de saúde (saiba mais).
SABER
China - A passagem do Shen Yun Performing Arts 2020 por São Paulo. Histórias e tradições chinesas contadas por meio da dança clássica.
SUSTENTÁVEL
Pantanal - O bioma está na edição de novembro da revista Ciência Pantanal, publicação do WWF-Brasil com apoio da União Europeia.
TECH
Caminhões - Do desenvolvimento ao lançamento, as novidades da Volvo na corrida tecnológica de veículos autônomos (veja).
BEM-ESTAR
Nova sensação - Pesquisadores da Northwestern University criaram uma 'pele háptica' flexível, uma interface física entre o virtual e a pele do usuário, que traduz sinais virtuais em sensações físicas (saiba mais).