Cenário - 23.10.19
quarta-feira, 23 de outubro de 2019
Atualizado às 09:38
Estados e municípios na fila
Com a aprovação do texto-base pelo Senado - 60 votos a 19 - fecha-se o ciclo mais amplo e complexo da reforma da Previdência - veja aqui como votou cada senador.
A próxima etapa é abrir o debate político da chamada PEC Paralela, que trata da inclusão de estados e municípios.
A CCJ do Senado reúne-se hoje para analisar o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Foram apresentadas 168 emendas.
Se o texto for lido ainda nesta quarta-feira e tudo correr como programado, será concedida vista coletiva de uma semana para análise.
No limite, seria possível levar o tema a votação na CCJ até 19 de novembro e, idealmente, pautar em plenário no mesmo dia.
A PEC paralela possibilita que estados e municípios sejam incorporados à reforma da Previdência, mas não só isso. Tem sido comparada a um gatilho que desencadeará mudanças estruturais na gestão e no controle do gasto público em âmbito local.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, está em contato com governadores e alguns prefeitos em busca de apoio para a proposta.
Rodrigo Maia, pela Câmara, e Davi Alcolumbre, no Senado, também seguem articulando.
Mais previdência
Aos olhos do TCU
Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) recém-concluída coloca em perspectiva o sistema de Previdência no Brasil.
O documento (leia a íntegra) traz números e contextos sobre o sistema e faz referências aos diversos regimes, público e privado, federal, estadual, distrital e municipal, civil e militar.
Outras reformas
Plano de fim de ano
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que o governo apresentará na próxima semana um conjunto de medidas com foco no controle e na melhoria do gasto público.
Os ajustes incluem um novo olhar sobre a formulação e a execução do Orçamento, a revisão e novas bases para repasses de verbas federais e a reforma administrativa.
STF
2ª instância (parte II)
O plenário do STF retoma hoje o julgamento sobre prisões de condenados em segunda instância.
A sessão está prevista para começar pela manhã.
Advogados falam e, em seguida, o advogado-geral da União, André Mendonça, e o procurador-geral da República, Augusto Aras.
Depois disso os ministros devem começar a votar.
Pelo canal do STF no Youtube será possível acompanhar a sessão ao vivo.
Infraestrutura
Situação das estradas
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou mais uma pesquisa sobre o estado das rodovias brasileiras.
No geral, o levantamento (leia a íntegra) aponta que a qualidade piorou em 2018.
Fonte CNT
Dados
O hub da informação pública
De preços de combustíveis à base cartográfica do Brasil, além de obras publicitárias cadastradas na Ancine, a legislação sobre salário maternidade, indicadores de educação, gastos governamentais, o processo eleitoral e muito mais.
O Portal Brasileiro de Dados Abertos segue recebendo um grande volume de insumos. E tudo pode ser consultado a qualquer tempo e por todos.
AGENDA
Congresso - Deputados e senadores têm sessão conjunta hoje à tarde para discutir e votar 19 projetos de lei que tratam, em sua maioria, de créditos adicionais ao Orçamento 2019 para ministérios e estatais.
Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro encontra-se hoje com Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão.
Guedes - O ministro da Economia, Paulo, Guedes, tem audiências - em separado - hoje à tarde com os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ronaldo Caiado (Goiás).
EDUCAÇÃO
Pobreza x oportunidade - Mais da metade das crianças de 10 anos que vivem nos países em desenvolvimento não consegue ler nem compreender histórias simples. É o que mostra um estudo do Banco Mundial.
SABER
Artes - Conheça a Culturespaces, uma fundação privada com sede na França que gerencia museus especializados em exposições de arte imersiva.
SUSTENTÁVEL
Brasileiros premiados - Idealizado pelo governo alemão, o concurso Green Talents premiou dois brasileiros por projetos na área de redução da poluição plástica e geração de energia.
TECH
Internet - A nova rede de satélites da SpaceX montada para testar serviços de internet criptografados.
BEM-ESTAR
Viver mais e melhor - As recomendações da OMS para uma vida mais saudável e plena.