Cenário - 2.5.19
quinta-feira, 2 de maio de 2019
Atualizado às 09:01
Política, realidade e desemprego
Na tentativa de reanimar o ambiente de negócios - e desejando que isso contribua para estimular contratações - o presidente Jair Bolsonaro anunciou ações de desburocratização via a chamada Medida Provisória da Liberdade Econômica.
Estão na mira atividades tipicamente brasileiras que podem virar pequenas empresas.
A iniciativa encontra respaldo nos dados oficiais, que mostram que o número de brasileiros subutilizados ou subocupados (aqueles que têm uma atividade econômica, mas por menos horas do que poderiam) tem crescido fortemente nos últimos anos.
A taxa de subutilização da força de trabalho foi de 25% no trimestre encerrado em março, recorde da série histórica iniciada em 2012, o que representa cerca de 28,3 milhões de pessoas.
Em relação ao último trimestre de 2018, mais de 1,5 milhão de brasileiros passaram a se enquadrar nessa situação (veja mais).
Para ter sucesso, a medida do governo depende do crescimento da economia.
As previsões estão em trajetória de queda e isso, com certeza, é um problema.
Previdência
Dia a dia
Após acertar o cronograma de trabalho da Comissão Especial, o deputado Marcelo Ramos (PR-AM) estima que o colegiado pode votar o texto da reforma da Previdência em junho.
A previsão, porém, depende da articulação do Planalto e das lideranças no Congresso.
O presidente da Comissão Especial só quer colocar o texto em votação quando já estiverem garantidos os 308 votos necessários para aprovar a reforma no plenário da Câmara.
Neste mês de maio a previsão é realizar 11 audiências públicas com integrantes da equipe econômica e representantes da sociedade civil.
Governo
STF se movimenta
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do ministro Marco Aurélio Mello, vai analisar a liminar que questiona o decreto do presidente Jair Bolsonaro que extingue conselhos da administração pública federal.
A medida fez parte do "revogaço" anunciado pelo governo no mês passado e atinge conselhos, comissões, fóruns, entre outras denominações de colegiados.
Imposto de renda
Números finais
Cerca de 30,6 milhões de contribuintes entregaram declarações de imposto de renda à Receita Federal - crescimento de 4,8% em relação a 2018.
Para quem perdeu o prazo, todas as informações importantes estão aqui.
Já o cronograma de restituição pode ser visto aqui.
Venezuela
Impactos reais
A crise na Venezuela se agravou e há impactos diretos sendo mais percebidos.
A média de pessoas que ingressam diariamente no Brasil dobrou, chegando a mais de 800.
Já o custo para manter o abastecimento elétrico de Roraima também está em alta devido ao uso recorrente de usinas termelétricas movidas a óleo.
AGENDA
Comércio exterior - A Secretaria Especial de Comércio Exterior divulga hoje, às 15h, dados da balança comercial de abril.
EDUCAÇÃO
Corrida - A meta de matricular todas as crianças de 6 a 14 anos está pressionada em 89% dos municípios (veja).
SABER
Apreciando - Explore 11 vistas em 360 graus em mirantes pelo mundo.
SUSTENTÁVEL
Orgânicos - A produção de alimentos orgânicos gerou R$ 4 bilhões de faturamento no ano passado (saiba mais).
TECH
Apps - Um aplicativo que ajuda a comprar passagens intermunicipais de ônibus.
BEM-ESTAR
Frutas - Tenha à mão a tabela que ajuda a lembrar qual é a fruta da estação.