Cenário - 26.2.19
terça-feira, 26 de fevereiro de 2019
Atualizado às 08:29
Todos em campo
Jair Bolsonaro reúne-se hoje com lideranças partidárias próximas ou que tentam orbitar o Planalto nesta fase de montagem da base aliada.
Com isso, é dada a largada oficial para negociações diretas em favor da reforma da Previdência.
O gesto formaliza o envolvimento do presidente na corrida pela aprovação da PEC, mas serve também de orientação para que os escolhidos pelo governo atuem de modo mais ágil e coeso no Congresso.
Ao longo do dia, outras frentes pró-reforma serão formadas ou fortalecidas.
O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo, encabeça uma delas. Sua função hoje será a de dar continuidade ao processo de imersão nas bancadas onde as pontes ainda não estão totalmente firmes.
Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, atuará em outro extremo, ajustando detalhes que vão definir como vai funcionar e quem serão as referências da comissão especial pensada para acompanhar a reforma - atenções concentram-se no papel reservado a Tasso Jereissati (PSDB-CE).
Amanhã, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e Davi Alcolumbre terão almoço com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O foco, entre outros assuntos secundários, será o projeto dos militares.
CCJ
Choque de realidade
Primeira parada da PEC da Previdência na Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) não será mais instalada hoje.
Rodrigo Maia havia anunciado na semana passada que estava tudo certo e que o colegiado daria os primeiros passos burocráticos para começar a funcionar.
A desarticulação da base do governo frustrou os planos e a CCJ só sairá do papel depois do Carnaval.
Estudo
Fazendo as contas
A Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão lidado ao Senado, divulgou uma nota técnica dedicada exclusivamente à PEC da reforma da Previdência.
Oposições
Terreno para avançar
O contratempo que marca o início da tramitação da reforma é visto como uma oportunidade para os partidos de oposição ao Planalto.
O adiamento da CCJ soma-se ao intrincado debate sobre como e quando a proposta com foco nos militares vai caminhar no Congresso.
Sindicatos
Mensagens-chave
As investidas iniciais dos sindicatos que se opõem às mudanças na Previdência miram os possíveis impactos da reforma sobre o mercado de trabalho.
Um dos discursos que vem sendo trabalhado é de que a PEC atinge de forma muito dura os pobres e a classe média que ao longo da vida enfrentam períodos de desemprego e informalidade.
AGENDA
Sabatina - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado sabatina Roberto Campos Neto, indicado para presidir o Banco Central.
Brumadinho - A comissão externa sobre o desastre com a barragem da Vale se reúne hoje na Câmara para debater o tema "Licenciamento Ambiental e Análise de Riscos".
Bolsonaro - O presidente da República estará às 11h em Foz do Iguaçu/PR na cerimônia de posse do novo diretor-Geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Silva e Luna.
Conjuntura - O Tesouro Nacional divulga hoje o Relatório Mensal da Dívida Pública referente a janeiro.
EDUCAÇÃO
Concurso - Alunos de escolas públicas e professores de português podem participar da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro".
SABER
Gravuras - A obra de Tomie Ohtake está exposta no TCU, em Brasília. Quase 50 anos de trabalho resumidos em cerca de 70 trabalhos.
SUSTENTÁVEL
Terra - Os preparativos para o Dia da Terra, que acontecerá em abril. O movimento envolve cerca de 190 países.
TECH
Conectividade - As novidades do MWC em Barcelona, maior encontro mundial da indústria móvel. Cerca de 2.400 expositores de 40 países.
BEM-ESTAR
Mundo saudável - A Espanha ultrapassou a Itália e se tornou o país mais saudável do mundo, segundo o Bloomberg Healthiest Country Index, que classifica 169 economias de acordo com fatores que contribuem para a saúde geral.