Cenário - 22.2.19
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
Atualizado às 09:33
Forças de resistência
Os primeiros movimentos de pressão contra a reforma da Previdência começam a ganhar corpo.
Alguns dos mais barulhentos partem do funcionalismo, como mostram a mídia e o spam engajado produzido por entidades sindicais.
A estratégia de atuar em bloco une diferentes categorias em torno de objetivos comuns. O maior deles é amenizar ou (quem sabe!) anular os efeitos das mudanças - preservando status e poder aquisitivo dos grupos mais organizados.
A prioridade de momento é o Congresso, mas basta um pouco mais de tempo para que o Judiciário também seja ativado.
No caso do Legislativo, um adendo: a renovação imposta pelas urnas mexeu com todas as bancadas temáticas (formais ou não!). E o contingente de parlamentares identificados com as causas dos servidores públicos aumentou.
A lógica de atuação, os alvos e os argumentos não são novos. O poderoso 'combo' já foi usado outras vezes nos governos FHC, Lula e também no período Temer.
O começo de tudo se deu justamente pela Câmara. Veio em forma de avalanche. E não por coincidência, dias depois de o Planalto lançar os petardos na Esplanada.
Pré-carnaval 1
Prazos e vida real
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, promete instalar a CCJ - primeira parada da reforma - na próxima semana, mas articulações contrárias têm grandes chances de minar o cronograma.
As oposições se organizam para obstruir o fluxo e barrar aquilo que está pré-combinado entre os partidos simpáticos ao projeto do governo.
Pré-carnaval 2
Mutirão no Senado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, vai acertar com os líderes partidários como e quem vai acompanhar a tramitação da reforma na Câmara dos Deputados.
Há duas possibilidades em discussão: 1) a criação de uma subcomissão e 2) a criação de uma comissão especial.
Campo
Soja preocupa
O clima não ajudou e a produção de soja 2018/2019 flerta com uma quebra de safra que, se confirmada, vai impactar bastante os negócios no campo.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê queda na produção na ordem de 3,3%.
Venezuela
Escassez lá e cá
O fechamento da fronteira com a Venezuela vai exigir ajustes no plano de contingência de Roraima para enfrentar possíveis problemas de abastecimento.
Diferentemente de outras crises, esta de agora pode comprometer seriamente (e por tempo indeterminado!) o abastecimento de energia e parte da oferta de combustível para o estado.
AGENDA
Desemprego - O IBGE divulga hoje a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral 2018.
Fisco - A Receita Federal detalha hoje as regras de entrega, prazos e as novidades do programa de declaração de Imposto de Renda 2019.
EDUCAÇÃO
Prêmio - Conheça o Global Teacher Prize, tido como o "Nobel da Educação". Este ano, a brasileira Débora Garofalo está na disputa.
SABER
Mostra - No Rio, uma exposição com cerca de 400 itens da DreamWorks. Processos criativos relevados e uma parte rica do acervo estão abertos ao público.
SUSTENTÁVEL
Cidades - O Smart City Expo Curitiba 2019, que acontecerá em março, reunirá especialistas e discutirá planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e cidades verdes.
TECH
Lar - A Kitchen & Bath Industry Show (KBIS), em Las Vegas, é uma das maiores feiras do mundo especializadas em design e produtos de cozinhas e banheiros.
BEM-ESTAR
Saúde - O Ministério da Saúde está no Spotify. São podcasts sobre temas importantes para ouvir a qualquer hora.