Cenário - 11.2.19
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019
Atualizado às 08:48
Câmara e Senado: valendo!
O Congresso tem um estoque importante de temas pendentes de votação, mas dificilmente vai conseguir zerá-lo nesta semana.
A acomodação político-partidária não terminou. Isso sem falar no movimento pós-eleições das mesas diretoras.
Há ainda as ondas formadas pelo pacote anticrime de Sergio Moro e o vazamento precoce da reforma da Previdência - 'surpresas' que acabaram se misturando a um início atípico de jornada legislativa.
No Senado, o comando das comissões permanentes será definido amanhã. Por natureza, esse é um evento que mobiliza a todos que planejam influenciar a dinâmica da Casa.
A divisão do bolo não guarda relação com as anteriores: ocorre em meio a tensões internas que envolvem partidos próximos e outros que tentam se aproximar do Planalto - destaque para o MDB, que promete ser um ator relevante, e para o DEM e sua órbita.
Na Câmara, o ambiente dá sinais de que segue um pouco mais controlado, embora nem todas as frentes tenham sido mapeadas.
O plenário está (teoricamente!) preparado para destravar a pauta. Já Rodrigo Maia tem em mãos um bom rascunho dos primeiros atos.
São pontos positivos nesse e na maioria dos contextos, desde que o fluxo e o ritmo alinhem-se à realidade.
Previdência
Assunto em comum
As lideranças partidárias na Câmara e no Senado reservaram os primeiros dias da semana para repassar estratégias em torno do que seria o calendário ideal da reforma da Previdência.
O timing está sendo ajustado.
A internação do presidente Jair Bolsonaro e a definição de papeis na base aliada - principalmente dentro do PSL - são os motivos mais visíveis para a revisão.
PSDB
Da plateia para o palco
Com Tasso Jereissati (CE) à frente, os tucanos tentam moldar discurso e práticas aos novos tempos.
Alguns setores ainda se recuperam do período Michel Temer, enquanto outros olham para o potencial da agenda Bolsonaro.
Na perspectiva de curto prazo, o que está colocado é 1) a ocupação de espaços relevantes no Senado, 2) uma atuação de suporte na Câmara e 3) a abertura de linhas de comunicação mais promissoras com o Planalto.
Governo
O indulto
O decreto que concede indulto humanitário de liberdade a presos com doenças graves e em estado terminal está publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União - seção 1.
Economia
Novas fronteiras
As apostas de alta no consumo ao longo de 2019 continuam firmes, mas o pós-crise introduziu elementos novos que mexem com a análise tradicional.
Os hábitos do brasileiro que vai às compras mudaram, o que tem demandando mais tempo e cuidado na interpretação do dado.
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central, mostra isso.
AGENDA
Venezuela - A Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul) se reúne hoje em Montevidéu (Uruguai) para discutir a crise na Venezuela.
EDUCAÇÃO
Línguas - Conheça o Idiomas Sem Fronteira, programa do MEC voltado a estudantes de nível superior.
SABER
Somerset house - Arte e cultura contemporâneas em um dos centros criativos mais visitados de Londres. Veja os programas e saiba as datas das melhores exposições.
SUSTENTÁVEL
Japão x plástico - Com base na Política Básica Revisada sobre a Promoção de Aquisições Verdes o governo do Japão decidiu proibir itens plásticos em órgãos públicos a partir de abril deste ano.
TECH
Campus party - A feira de tecnologia, games e música acontecerá a partir de amanhã, em São Paulo. A organização prevê 120 mil visitantes e 8 mil acampados.
BEM-ESTAR
Mais médicos - O Ministério da Saúde divulgou um novo cronograma para médicos brasileiros formados no exterior selecionarem as vagas abertas Mais Médicos.