Cenário - 31.1.19
quinta-feira, 31 de janeiro de 2019
Atualizado às 09:05
Estados (ainda) sob pressão
O primeiro mês do ano termina hoje sem que Estados em dificuldades financeiras vislumbrem soluções efetivas para equilibrar as contas.
Pagar em dia salários de servidores e terceirizados foi o que - ao longo de janeiro - mais tomou tempo e mobilizou energias de governadores eleitos e reeleitos.
Fora questões estruturais herdadas de 2018, a gestão financeira local teve seu quadro agravado em muitos lugares do país neste ano que mal começou.
Onde a crise é aguda, os problemas formam uma espécie de 'combo perverso': quando dois ou mais gargalos se somam.
Em termos práticos, é a arrecadação de impostos que não reage, o desemprego que segue alto, o investimento privado que diminuiu (ou desapareceu!) e a escalada de violência urbana que não cessa.
Quem já convive com o colapso de gestão ou está prestes a ser apresentado a ele corre para buscar apoios junto às Assembleias e ao governo Federal.
Crise
Números gritam
Os balanços deste início de 2019 devem revelar passivos insuperáveis no curto prazo.
Para piorar, as soluções de emergência - com foco em fevereiro e março - tendem a vir acompanhadas de cortes orçamentários significativos nos Estados.
Previdência
Sinais
Não por acaso, governadores e prefeitos (em crise ou não!) deram passos sincronizados nos últimos dias emitindo mensagens majoritariamente a favor da reforma da Previdência.
A estratégia é casar o discurso de apoio aos esforços do Planalto justamente no momento em que o Congresso retoma os trabalhos e as novas bancadas assumem seus lugares.
MDB
A eleição
O MDB faz hoje nova reunião para definir quem será o nome do partido a disputar a presidência do Senado amanhã.
Oposições
Ajuste tático
As siglas que se articulam contra as candidaturas potencialmente mais fortes apresentadas até agora para as presidências da Câmara e do Senado terão um dia de articulação e conversas.
Congresso
O que está na pauta
A contabilidade organizada pelo Senado informa que há 22 medidas provisórias à espera de votação no Congresso Nacional. Outros 17 vetos presidenciais também estão na fila - sete assinados por Jair Bolsonaro.
AGENDA
ProUni - O Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer 243.888 bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Inscrições estão abertas no site do programa.
Desemprego - O IBGE divulga hoje a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal de dezembro de 2018.
Simples nacional - Empresas excluídas podem solicitar nova opção de ingresso no Simples Nacional até hoje, desde que regularize seus débitos.
EDUCAÇÃO
Finlândia - Entidades oferecem visitas educacionais para grupos específicos e gestores interessados em aprender e inspirar-se nas práticas do país.
SABER
Bienal de sharjah - De 7 de março a 10 de junho ocorrerá a 14ª Bienal de Sharjah, conhecida como 'capital cultural' dos Emirados Árabes. Serão três exposições exclusivas que exploram as possibilidades e o propósito de produzir arte em meio a notícias.
SUSTENTÁVEL
Economia verde - A Green For All pensa e estimula soluções com foco em energia limpa, empregos verdes e oportunidades para sustentáveis para todos.
TECH
Alô? - Os americanos receberam 26,3 bilhões de robocalls no ano passado, segundo o Washington Post.
BEM-ESTAR
Sementes - Variedades tipicamente brasileiras que podem ser consumidas em diversos momentos do dia e que ajudam a prevenir doenças (leia mais).