Cenário - 25.1.19
sexta-feira, 25 de janeiro de 2019
Atualizado às 10:49
A volta do Congresso
Câmara e Senado voltam a funcionar daqui a exatamente uma semana. A abertura dos trabalhos será marcada pela eleição da Mesa Diretora e pela definição das presidências das duas Casas.
Forças políticas com chances de compor a nova cúpula do Congresso estão conectadas faz tempo à agenda que o Planalto pretende priorizar. Apesar disso, há detalhes que serão repactuados ao longo dos próximos dias.
Os ajustes de última hora vão levar em conta o clima (e suas sensibilidades!) e, claro, a repercussão doméstica de Davos. No horizonte - entre tantas outras coisas -, está a perspectiva de ocupação de espaços.
Para quem vai juntar-se à base aliada o momento é especialmente decisivo. Ainda que as posições mais relevantes no bolo partidário que promete dar sustentação a Bolsonaro no Legislativo já tenham donos(as).
A disputa pelas cadeiras remanescentes é o que move as ambições de agora e a tradicional corrida só não é mais tensa do que o desejo de abraçar a narrativa perfeita.
Pausa
Sem visitas
Os passeios institucionais guiados com turistas que viajam a Brasília para conhecer o Congresso serão suspensos entre segunda-feira, 29, e o dia 6 de fevereiro por causa da posse dos parlamentares.
Previdência
A estratégia
O novo líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), estima que o bloco pró-Planalto terá até 12 partidos - além de legendas que, segundo ele, darão apoio não integral.
A estratégia de defesa da reforma da Previdência já está desenhada e será feita em plenário em sintonia com o que o Ministério da Economia indicar.
Sindicatos
Quem se opõe
As centrais - CUT, CSB, CTB, Força Sindical, Nova Central, CSP-Conlutas, Intersindical e CGTB - se articulam para, em conjunto, fazer frente à reforma previdenciária que será votada.
No dia 20 de fevereiro, está marcada uma "Plenária Unitária das Centrais em defesa da Previdência e contra o fim da aposentadoria".
Calendário
O que o Tesouro vai mostrar
O Tesouro Nacional atualizou a tabela de divulgações para 2019.
Está tudo na internet: datas previstas para a publicação de relatórios, boletins e outras normas ao longo do ano, além da periodicidade dos anúncios, das áreas responsáveis e a forma.
AGENDA
Bolsonaro - Já em Brasília, a primeira agenda do dia do presidente é com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
SP 465 - No aniversário de São Paulo, a programação completa de atrações na cidade está aqui.
EDUCAÇÃO
Bilinguismo - Conheça a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi).
SABER
Arte, livros e história - Coleções raras, documentos históricos, tours virtuais, áudios, vídeos e imagens. Tudo dentro da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.
SUSTENTÁVEL
Carbono - O Fórum Econômico Mundial discute (a sério!) a redução das emissões e coloca em perspectiva um futuro que já chegou.
TECH
Beleza - Na Vogue, uma abordagem interessante sobre novidades tecnológicas que impulsionam a indústria da beleza.
BEM-ESTAR
O poder da rede - Cientistas identificaram que o movimento suave, como os de uma rede, não só ajuda a adormecer mais rápido, como melhora a qualidade do sono e revigora a memória.