Cenário - 16.1.19
quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
Atualizado às 08:49
Campanha e governo
O decreto que ajusta o arcabouço legal sobre a posse de armas não é o primeiro nem será o último ato de governo inspirado em promessas de campanha.
Até aqui, no entanto, é o mais emblemático.
Não sem motivo, Jair Bolsonaro conferiu status especial à assinatura do termo, calculando desde o mix da plateia presente ontem ao Planalto, aos efeitos de palavras e gestos.
Dentro daquilo que foi definido pelo núcleo que apoiou a decisão do presidente, os próximos dias já estão roteirizados: vão servir para medir os impactos e acompanhar as reações.
Esse trabalho subsidiará a estratégia de futuros anúncios que estão direta ou indiretamente interligados ao que se viu durante a jornada eleitoral.
O episódio das armas é encarado como um teste importante porque deixa claro que as resistências instaladas em setores da sociedade podem extrapolar questões específicas.
Oposições
Clássico embate
Com o caso das armas, Jair Bolsonaro abre oficialmente a temporada de choques com a oposição.
O PT puxará a fila, segundo confirmou o deputado Paulo Pimenta (RS).
O partido vai questionar a medida no STF e, em fevereiro, apresentará à Câmara um projeto de decreto legislativo que pretende sustar o decreto.
Mais armas
Moro fala
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, falou ontem em entrevista à GloboNews sobre o decreto das armas.
Veja ou reveja aqui.
Orçamento
Valendo
Está publicada na edição de hoje do Diário Oficial a sanção do Orçamento 2019.
Temer
Desengajado
O ex-presidente Michel Temer não publica nada em sua conta no Twitter desde o dia 5 de janeiro.
Congresso
Balanço de férias
O Senado consolidou informações sobre o fluxo de visitas ao Congresso Nacional neste início de ano.
Até o dia 9 de janeiro, 6.631 pessoas participaram da visita guiada - volume 45% maior que o registrado no mesmo período de 2018.
Brexit
Reflexos para o Brasil
A rejeição do Parlamento britânico ao acordo proposto pela primeira-ministra Theresa May para o Brexit abriu novas frentes de dúvidas sobre como e quando o Brasil será impactado.
Do ponto de vista do comércio exterior, as expectativas de curto prazo ficaram um pouco mais incertas do que antes.
A confusão instalada no país pode piorar, estimam os boletins especializados em conjuntura internacional que circulam desde ontem à noite.
AGENDA
Conjuntura - O IBGE divulga hoje a Pesquisa Mensal de Serviços de novembro.
Brasil-Argentina - O presidente Jair Bolsonaro encontra-se hoje, às 10h30, com o presidente da Argentina Mauricio Macri.
EDUCAÇÃO
Atitude e envolvimento - Conheça a Vocação, uma das ONGs mais atuantes do país em causas relacionadas ao desenvolvimento de pessoas e comunidades.
SABER
Pixinguinha - Em abril, uma exposição dedicada ao músico estará no Instituto Moreira Salles.
SUSTENTÁVEL
Patinetes elétricos - Vitória e Belo Horizonte aderem ao novo modelo de mobilidade urbana.
TECH
Vale do Silício - The Guardian revela que há 500 anos o Vale do Silício era ocupado pelos Ohlone, um povo "tecnológico" e "inovador".
BEM-ESTAR
Queijo - Tipos, dicas nutricionais mais atuais e a importância de ler bem os rótulos (saiba mais).