Cenário - 20.11.18
terça-feira, 20 de novembro de 2018
Atualizado às 09:29
A sucessão na Câmara
O presidente eleito Jair Bolsonaro deve aproveitar a passagem de três dias por Brasília para atualizar-se sobre como anda a corrida pela presidência da Câmara dos Deputados.
Formal e oficialmente, Bolsonaro mantém distância do assunto. Seu grupo político e os partidos que querem estabelecer pontes com o futuro governo, no entanto, estão em campo.
Eventos importantes coincidem com a viagem. Amanhã, por exemplo, Luciano Bivar (PE) - reconduzido há poucos dias à presidência do PSL - marcou o primeiro grande encontro da legenda.
Deputados e senadores eleitos vão sentar à mesa para alinhar estratégias, confraternizar, interagir e pensar 2019.
Bivar assumiu com entusiasmo o discurso de unidade. Tem reforçado mensagens pró-reformas e de apoio incondicional à agenda de mudanças proposta por Bolsonaro.
No caso da disputa pela presidência da Câmara, está atento às movimentações. E dá sinais de que quer fazer valer o crescimento que o PSL obteve nas urnas.
Nordeste
Tentativa de aproximação
Amanhã, Bolsonaro tem encontro previsto com governadores eleitos e reeleitos do Nordeste.
Os nove estados da região são liderados por políticos de oposição.
O plano base do grupo é atuar em bloco e mostrar ao presidente eleito o quanto as verbas do governo federal são essenciais para a manutenção de programas e investimentos.
Nova gestão
Consta nos livros
A chegada de Roberto Castello Branco e a transição que vem sendo preparada na Petrobras estão alinhadíssimas com o que prevê o Plano de Negócios e Gestão 2018-2022.
Orçamento
Timing
A Comissão Mista de Orçamento abriu prazo para que os parlamentares façam correções nas emendas apresentadas ao Projeto de Lei Orçamentária 2019.
Todas as alterações devem ser enviadas até sexta-feira (23), às 17 horas, pelo Sistema de Solicitações de Ajuste a Emendas (Sisel).
A elaboração correta e sem atrasos dos pareceres setoriais depende dessa etapa.
Médicos 1
O edital
Está publicado na seção 3 do Diário Oficial da União de hoje o edital 18 que abre vagas para o programa Mais Médicos.
Médicos 2
Avaliação
Senadores médicos, unidos em uma frente suprapartidária, deram impulso a um debate que preocupa as escolas de medicina.
Os parlamentares querem emplacar o Projeto de Lei do Senado 165/17, que determina que, assim como os bacharéis em direito, os médicos poderão ter de passar por exame específico para exercer a profissão.
Hoje, a Comissão de Educação do Senado fará audiência pública para debater o assunto.
AGENDA
Câmara
A comissão especial que analisa o projeto de lei da chamada Escola sem Partido (PL 7180/14) se reúne mais uma vez hoje para tentar votar o substitutivo do relator Flavinho (PSC-SP)
Senado
Está na pauta do plenário o PLS 396/17, que altera a Lei da Ficha Limpa
Roteiro
O presidente eleito Jair Bolsonaro passa o dia em Brasília e tem reuniões previstas com Wágner Rosário, ministro da Transparência, Raimundo Carreiro, presidente do TCU, Onyx Lorenzoni, ministro da transição, e Raquel Dodge, procuradora-geral da República.
SABER
________________________________________
Música| O 10º Festival Internacional de Sopros RioWindsFestival marca o início das comemorações do projeto Música no Museu, no Rio de Janeiro
________________________________________
SUSTENTÁVEL
Preservação| Relatório alerta para a crescente demanda por dentes, garras, peles e outras partes do corpo do jaguar na Ásia (em inglês)
________________________________________
TECH
robôs| Copépodos saltadores (minúsculos crustáceos) e rãs são inspiração de cientistas para desenvolver um novo sistema robótico (em inglês)
________________________________________
BEM-ESTAR
Malária| Novo relatório da OMS mostra que as reduções nos casos de malária estagnaram depois de vários anos de declínio mundial (em inglês)
________________________________________
JORNAIS
Moro | O futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, começou a montar a equipe que o acompanhará no novo governo e escolheu a delegada Érika Marena e o ex-superintendente da Polícia Federal no Paraná Rosalvo Ferreira para assessorá-lo na transição (todos os veículos)
Haddad | O ex-prefeito paulistano e candidato derrotado à Presidência, Fernando Haddad (PT), se tornou réu sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em decorrência da delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC. A defesa do petista nega (todos os veículos)
Bolsonaro | Após conversar com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, uma das principais lideranças de extrema-direita da Europa, Jair Bolsonaro afirmou ontem que o Brasil virou um "país sem fronteira", ao criticar a "entrada indiscriminada" de imigrantes (Folha de S.Paulo e O Globo)
Mais médicos | A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) anunciou que os 8.332 cubanos participantes do Mais Médicos vão deixar o Brasil até 12 de dezembro (O Estado de S. Paulo e O Globo)
Petrobras | Nomeado para presidir a Petrobras, o economista Roberto Castello Branco disse que a privatização da companhia "não está em questão" e que pretende reforçar o foco nos investimentos para a exploração e produção de petróleo do pré-sal (manchete da Folha de S.Paulo e de O Globo)
Banco do Brasil | Jair Bolsonaro afirmou ontem que o atual presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, pode ser indicado à presidência do Banco do Brasil (todos os veículos)
Estados | Pressionados pelas despesas com pessoal, 14 estados e o Distrito Federal registraram um aumento mais forte nos gastos correntes do que na arrecadação, segundo relatório do Tesouro Nacional (Folha de S.Paulo)
Investigação | O presidente do conselho de administração da Nissan, Carlos Ghosn, foi preso ontem por supostas violações financeiras no Japão (todos os veículos)