Cenário - 26.10.18
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
Atualizado às 09:50
Efeitos das pesquisas às vésperas da eleição
O encurtamento da distância entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), mostrado nos últimos dias pelas pesquisas, confere à campanha aspectos novos.
Do ponto de vista do debate público, os levantamentos servem para agitar a mídia e os partidos. Mas não só. Transbordam também para as falas, gestos e roteiros dos candidatos.
Bolsonaro e Haddad duelaram à distância durante quase toda a corrida ao Planalto. É mais do que natural que, agora, mergulhem em uma perspectiva mais quente, dinâmica e esteticamente diferente aos olhos do eleitor.
Os números são decisivos nisso tudo e, tradicionalmente, contaminam o ambiente pré-votação.
A despeito da análise técnica que pode ser feita sobre o que as pesquisas sugerem, o clima instalado de hoje até domingo será outro.
Na teoria e na prática.
Novas rodadas
o que vem por aí
Ibope e Datafolha programam divulgações de mais levantamentos amanhã.
Aviso
Cenário no fim de semana
Como no primeiro turno, o Cenário terá versões especiais amanhã e depois. Sempre pela manhã.
No domingo à noite, assim que os resultados para presidente e governador forem oficializados, uma edição extra vai consolidar tudo.
2018
Lição do tempo
O calendário reduzido nestas eleições não contava com o impacto das novas tecnologias da informação e com a velocidade de propagação das notícias (fakes ou não!).
O amadurecimento do debate eleitoral está em sua fase intermediária e a campanha terminou.
TSE
Resposta
A imagem da Justiça Eleitoral virou questão de honra para a ministra Rosa Weber, presidente do TSE.
A segurança da urna eletrônica, os processos organizacionais adotados até aqui, o ritmo de julgamentos em plenário.
No balanço final das atividades, essas e outras coisas serão reforçadas à exaustão.
Economia
Na pauta
A indústria da construção e as incorporadoras têm pressa. Aguardam pela aprovação, no Senado, da regulamentação das rescisões dos contratos de venda de imóveis.
Agenda
Câmara
A Câmara realiza hoje evento especial com a participação das crianças na rotina do Parlamento com a sessão do 'Câmara Mirim'
Eleições
A partir de hoje, candidatos não podem mais fazer comícios e usar carros de som
Preços
O IBGE divulga hoje o Índice de Preços ao Produtor das Indústrias Extrativas e de Transformação
PIB-EUA
A primeira prévia do PIB americano referente ao terceiro trimestre será divulgada hoje pelo Departamento do Comércio
________________________________________
Saber
Feira| Até domingo, acontece a 2ª edição da maior feira de negócios em artes visuais do Centro-Oeste, a FARGO - Feira de Arte Goiás. São 30 expositores nacionais na programação que ainda inclui o III Seminário Nacional os Campos das Artes, bastidores da criação.
________________________________________
Sustentável
Aquecimento global| Ferramenta online (em inglês) permite observar a mudança climática acontecendo no seu próprio quintal. Com dados de 1950 a 2013, o modelo está inicialmente disponível apenas para regiões dos EUA
________________________________________
Tech
Novidade| Novo dispositivo para câmera de smartphone é capaz de monitorar o nível de atenção de seu usuário durante o desenvolvimento de alguma tarefa. Estudo recente (em inglês) tem como objetivo aumentar a produtividade durante o trabalho
________________________________________
Bem-estar
Saúde| Todos países-membros da OMS assinaram ontem a Declaração de Astana, prometendo fortalecer seus sistemas de atenção primária à saúde como um passo essencial para alcançar a cobertura universal
________________________________________
Jornais
Datafolha | A distância entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) caiu de 18 para 12 pontos em uma semana: 56% dos votos válidos, contra 44% (manchetes da Folha de S.Paulo, O Globo e Valor Econômico)
Estratégias | Bolsonaro procura conter o otimismo. Já Haddad investe no convencimento nas ruas (O Estado de S. Paulo)
Ciro | Haddad ainda espera contar com uma declaração pública de apoio de Ciro Gomes (PDT), que chega hoje ao país após três semanas na Europa (Folha de S.Paulo e O Globo)
Fiscalização 1 | O TSE determinou a remoção de vídeos em que Jair Bolsonaro questiona o sistema de votação em urna eletrônica (Folha de S.Paulo, Valor Econômico e O Globo)
Fiscalização 2 | Fiscais de Tribunais Regionais Eleitorais realizaram operações e apreenderam material em 17 universidades de nove estados, que reclamam de censura (O Globo e Folha de S.Paulo)
SP 1 | João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB) voltaram a se atacar, ontem, no debate da TV Globo e disputaram, pela primeira vez, o legado de Geraldo Alckmin (todos os veículos)
SP 2 | Segundo o Datafolha, a diferença entre Doria e França caiu de seis para quatro pontos percentuais: 52% dos votos válidos, contra 48% (todos os veículos)
RJ | A distância entre Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM) caiu dez pontos percentuais, de acordo com pesquisa Datafolha: 56%, contra 44% (Folha de S.Paulo, O Globo e Valor Econômico)
Previdência | A equipe de Jair Bolsonaro avalia dez modelos de reforma da Previdência e divide-se entre dois caminhos: 1) apresentar, no início do ano, um pacote com mudanças nas regras do sistema atual; e 2) encaminhar uma alteração mais profunda (manchete de O Estado de S. Paulo)
Mercado | Após dois pregões de queda, a Bolsa avançou 1,22%, enquanto o dólar fechou em baixa de 1,17%, cotado a R$ 3,7040 (Folha de S.Paulo e Valor Econômico)