
Lopes Pinto Advogados Associados
Rua México, 11 13º andarCentro - Rio de Janeiro/RJ - 20031-903 - Brasil
LP LAW (Lopes Pinto Advogados Associados) é um escritório jurídico que alia experiência e dinamismo, com enfoque na especialização de cada um de seus sócios e profissionais em suas áreas de atuação. Destaca-se no cenário jurídico com marcante atuação nas áreas do Direito Marítimo, navegação offshore e interior, óleo e gás, litígios e arbitragem, com importante foco e especialização nas questões regulatórias e empresariais. Fundado em 2001 e com sede no RJ, o escritório conta com uma importante rede de escritórios correspondentes nas principais cidades do país, como SP, DF, RS, ES e AM. Possui ainda como correspondentes internacionais renomados escritórios em vários países da América Latina, Europa e Estados Unidos. A dedicação e o comprometimento da banca, com o total envolvimento de seus sócios e profissionais na defesa dos interesses de cada um de seus clientes e sua técnica apurada, são os princípios fundamentais que pautam o trabalho desenvolvido pelo escritório. As equipes de trabalho são organizadas e alocadas no intuito de melhor atender às necessidades de seus clientes, conforme as áreas de conhecimento, experiência e especialização de cada profissional envolvido. A permanente busca da qualidade, através do mais alto padrão de excelência na prestação dos serviços de consultoria, assessoria e advocacia oferecidos, fazem do LP LAW um escritório jurídico com atendimento diferenciado e personalizado, onde cada cliente é único.
Áreas de atuação
Direito Administrativo, Direito Empresarial, Direito Marítimo, Direito do Trabalho, Direito Societário, Direito Aduaneiro, Direito Regulatório, Imigração, Direito Portuário
Idiomas
Sócios
Alessander Lopes Pinto
Sócio
Advogado, sócio da boutique de advocacia LP Law - Lopes Pinto Advogados, com sede no Rio de Janeiro. Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Direito Marítimo pela University of Southampton. Atuou como advogado contratado junto à ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários entre 2002 e 2005. É vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Marítimo - ABDM. Foi vice-presidente para o Brasil do Instituto Iberoamericano de Direito Marítimo - IIDM ( 2016).
Raquel S. Guedes Sabb
Sócia
Diogo José Nolasco Dominguez
Sócio
Publicações


Congresso Brasileiro de Direito Marítimo e Portuário acontece no ES
Evento acontece hoje e amanhã em Vitória. Painel sobre como evitar custos extras com containers foi moderado por Diogo Nolasco, do escritório Lopes Pinto Advogados Associados.

Indústria de apoio marítimo pode ter oportunidades desperdiçadas
Brasil se destaca na indústria offshore de petróleo, com aumento das encomendas de embarcações de apoio e perspectivas positivas para o setor.

Mauricio Bove, sócio de LP Law Advogados, ministra curso de compliance
Curso será realizado no RJ a partir de 30/4. Inscrições abertas!

Por onde anda o 'G' da sigla ESG?
É preciso que as lideranças e os executivos das empresas estejam realmente comprometidos com as boas práticas de governança.

Fim do empregador único cria riscos para trabalhador de grupos econômicos
Faz-se necessário, ainda, o STF esclarecer como ficam os grupos empresariais que foram formados ao longo do trâmite do processo.

A lei não corrompe
O aprimoramento de leis é válido, mas o retrocesso nas regras deve ser combatido.

Uma real e concreta ameaça ao futuro da arbitragem no Brasil
O acompanhamento diário da tramitação desse nocivo projeto de lei, bem como a cobrança pela rejeição de seu texto atual, é um dever que se impõe a todos aqueles que não só militam nas Câmaras Arbitrais.

Nova diretoria toma posse no IIDM-BR
Ao lado do advogado Bernardo Mendes Vianna, Alessander Lopes Pinto irá conduzir a Seção Brasileira do Instituto Ibero Americano de Direito Marítimo durante o biênio 2022/2024.

Os mecanismos de compliance como ferramenta de gestão das empresas
A prática de compliance tornou-se obrigatória no manual de qualquer organização sustentável, pública ou privada.

O perigo da padronização das peças processuais no contencioso cível estratégico
A mera repetição dos argumentos já expostos em sede contestação ou na própria petição inicial, em peça padronizada, sem que os fundamentos da sentença tenham sido efetivamente especificamente impugnados, torna o recurso de apelação imprestável.

Compliance será destaque em Congresso de Direito Marítimo
O congresso é organizado pela ABDM (Associação Brasileira de Direito Marítimo).

Mares agitados
Não se espera calmaria quando se fala em BR do Mar, principalmente por parte dos representantes dos profissionais marítimos, insatisfeitos com a manutenção do veto pelo Congresso.

A extensa agenda para a regulamentação da BR do Mar
Com vistas a uma regulamentação clara, eficiente e inequívoca das previsões e disposições trazidas pela BR do Mar e que modificarão sobremaneira a navegação de cabotagem no país, melhor parece que as adequações normativas a serem promovidas pela Antaq sejam propostas de forma conjunta e simultânea.

Banca LP Law tem nova sede no Rio de Janeiro
Com mercado aquecido, escritório projeta crescimento.

STJ: Agência marítima não responde por calote de empresa estrangeira
A 3ª turma reconheceu a ilegitimidade de agência marítima brasileira para figurar no polo passivo de execução movida por empresa canadense, em razão do não recebimento de valores devidos pela venda de combustível para um navio rebocador de bandeira.

Lopes Pinto Advogados Associados inaugura área de Compliance
Mauricio Bove assume como sócio líder da nova área de atuação da banca.
