
Dotti Advogados
Rua Marechal Deodoro, 497, 13º andar, Centro - Curitiba/PR - 80020-320 - Brasil
Dotti Advogados foi fundado em 1961, em Curitiba. Nos primeiros tempos era administrado e mantido com o trabalho exclusivo de seu titular e o apoio de um funcionário. Anos mais tarde recebeu a colaboração de um ex-aluno da Faculdade de Direito. A clientela foi aumentando. Nos anos 70 houve mudança das instalações para espaço próprio, à Rua Marechal Deodoro, 497, onde funciona até hoje. Novos colegas foram admitidos e abertas vagas para estagiários e funcionários. O Escritório tem o objetivo principal de oferecer um serviço competente e eficiente em caráter preventivo e contencioso. O atendimento é personalizado com setor de informação ao cliente, através de correio eletrônico e outros meios de comunicação. O quadro técnico é formado por vários advogados, um corpo de apoio com diversos estagiários e uma equipe administrativa. Para proporcionar os melhores resultados o Escritório atua na instância de recursos nas principais capitais do país, incluindo Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, e mantém relações com empresas de advocacia de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre.
Áreas de atuação
Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Desportivo, Direito Eleitoral, Direito de Família e Sucessões, Direito Criminal, Responsabilidade dos meios de comunicação, Responsabilidade médica/odontológica/hospitalar
Unidades
Curitiba/PR
Rua Marechal Deodoro, 497, 13º andar
Centro - Curitiba/PR - 80020-320 - Brasil
Telefone: (41) 3306-8000
Brasília/DF
SHN, Quadra, 1 Bloco A,Edifício. Le Quartier Sala 412
- Brasília/DF - 70701-010 - Brasil
Telefone: (61) 3522-8010
Publicações


Dotti Advogados reúne mulheres da equipe em confraternização
Evento contou com palestra da vice-presidente de assuntos corporativos do Grupo Boticário, Fabiana de Freitas.

Dotti Advogados recebe certificação Great Place to Work
O reconhecimento destaca o escritório na categoria de pequenas empresas nacionais.

Juiz reconhece compra de votos, mas absolve prefeito que não sabia
Magistrado reconheceu que não há indícios de envolvimento direto dos candidatos nos atos ilícitos e negou cassação de diplomas.

Dotti Advogados realiza pré-inauguração de unidade de SP
A inauguração está prevista para o início de 2025.

René Dotti é homenageado no evento "Direito Penal no Século 21"
Fundador do Dotti Advogados, o jurista, já falecido, foi reconhecido por sua luta em favor da consolidação dos direitos individuais no país.

Distribuição desproporcional de dividendos: Proposta de tributação como doação
A Câmara aprovou o PL complementar 108/24, que inclui no ITCMD a incidência sobre doações disfarçadas em atos societários desproporcionais. Deputados apresentaram emendas contra essa previsão, apontando riscos à segurança jurídica e à economia.

Precedentes judiciais em debate: Técnicas processuais para a justiça brasileira
No Brasil, garantir segurança jurídica é desafiador devido à diversidade de decisões judiciais, aumentando litígios e dificultando a previsibilidade das consequências legais para os cidadãos.

Resultado do Sorteio da obra "Economia do Compartilhamento"
A obra aborda uma análise da relação contratual colaborativa e a regulamentação jurídica dos direitos fundamentais dos usuários.

José Roberto Trautwein lança a obra "Economia do compartilhamento"
Sócio da Dotti Advogados realiza lançamento dia 18/6.

CNJ lança sistema para simplificar a doação de órgãos no Brasil
O CNJ, em parceria com entidades, lança plataforma digital para formalizar doação de órgãos, garantindo respeito à vontade do doador.

Violência patrimonial
A violência patrimonial contra a mulher, prevista na Lei Maria da Penha, inclui retenção de bens e documentos, destruição de propriedade e controle financeiro.

A nova redação do art. 9 da lei de improbidade retroagirá?
STF decide que mudanças na lei de improbidade administrativa se aplicam retroativamente a atos culposos anteriores, exigindo análise de dolo.

Regulamento de IA da UE pode impactar regulação no Brasil
A UE aprovou o IA Act para regular a IA, priorizando a proteção dos cidadãos e promovendo a inovação. As regras adotam uma abordagem baseada em riscos, com proibições em certos casos, como o reconhecimento facial em tempo real.

Menos intervenção do Estado e mais autonomia: Maiores de 70 anos podem escolher o regime matrimonial de bens
STF, em decisão unânime, permite que maiores de 70 anos escolham regime de bens na união, afastando imposição do Código Civil.

Lei 14.711/23 (lei das garantias): primeiras impressões
A lei 14.711/23, chamada de Marco Legal das Garantias, regula crédito, garantias e recuperação de crédito visando impulsionar a economia. No entanto, suscita preocupações de exclusão social por instituições de defesa do consumidor, apesar de seu objetivo de reduzir riscos e ampliar a competição nos setores financeiro, imobiliário e registral.

OAB/PR homenageia René Ariel Dotti
Novo prédio da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná terá o nome do advogado.

A desconsideração da personalidade jurídica: a caracterização da confusão patrimonial nas relações civis
A autonomia patrimonial destina-se a estimular empreendimentos e, sobretudo, assegurar o desenvolvimento econômico e social.

Casamento infantil nas festas juninas: uma reflexão necessária
Considerando a importância da celebração da festa junina para a cultura brasileira e sua habitual celebração nas escolas, bem como o papel das instituições de ensino na superação de discursos e costumes retrógrados, fica o alerta para que as escolas não embutam no universo lúdico infanto-juvenil o casamento de crianças/adolescentes e normalizem inaceitável.

Dotti Advogados lança e-book "Licitações e Contratos Administrativos"
E-book está disponível gratuitamente no site do escritório.

Palco René Dotti é inaugurado durante Festival de Teatro de Curitiba
Festival este ano tem apoio da banca Dotti Advogados.

Criptomoedas e a legislação penal
Uma nova modalidade de estelionato será prevista no Código Penal, e diversas condutas tendentes a lesar investidores - não só de ativos virtuais, mas financeiros em geral - poderão ser enquadradas como crime.

A desconsideração da personalidade jurídica e o sócio minoritário
O fato de o sócio ser minoritário não faz concluir, automaticamente, que ele não tem poderes de gestão e que, portanto, não deve responder com seu patrimônio pessoal.

Injúria racial passa a ser tão grave quanto racismo
A alteração legislativa é fundamental na concretização de um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil de promoção do bem de todos.

Família, traição e exposição: danos morais nas relações familiares
Não há dúvidas de que os critérios para as eventuais condenações deverão ser também cuidadosos, observando ainda o direito de personalidade e intimidade.

Empresa de turismo que apenas comercializou a passagem aérea não responde pelo extravio de bagagem
A agência de turismo não responde pelo extravio de bagagem por extrapolar os limites da sua atuação.
