
Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
Rua Atlântica, 516, Jardim América - São Paulo/SP - 01440-902 - Brasil
Desde 1960, José Manoel de Arruda Alvim Netto e Thereza Celina Diniz de Arruda Alvim, possuem escritório de advocacia no Estado de São Paulo, que recebeu, em 1984, o nome de Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica, com a estrutura que hoje apresenta. O escritório encontra-se aparelhado para prestar assistência jurídica na advocacia contenciosa e consultiva nas mais variadas áreas do Direito. Além do escritório central, localizado na Cidade de São Paulo, possui filiais no Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Possui também escritórios colaboradores nas principais cidades do país, e no interior de São Paulo. Filiam-se ainda ao escritório, sempre visando o máximo de efetividade na prestação dos serviços, outros escritórios localizados nas principais cidades do mundo. A condução de todos os assuntos objeto de consulta dos clientes sempre é feita por advogados do escritório central, sob a responsabilidade destes, que prestam diretamente, ou por telefone, e-mail, fax e carta, informações aos clientes a respeito dos assuntos de seu interesse, dando-lhes atendimento personalizado. O escritório central além dos sócios, conta com advogados associados, além de estagiários para a realização de serviços de rotina. Todo serviço é centralizado e controlado por avançados sistemas de computação, inclusive os assuntos conduzidos por escritórios correspondentes, para que os clientes possam, a qualquer momento e diariamente, ser informados a respeito das causas ou problemas através de relatórios, por via telefônica, e-mail, fax ou carta, e tenham um único padrão de qualidade, eficiência e presteza nos serviços prestados. Mesmo as causas conduzidas fora de São Paulo ou do Rio de Janeiro recebem tratamento direto das equipes especializadas, eis que dispõem, essas bases de trabalho, de carros e motoristas que transportam advogados e estagiários, ao lado dos comuns meios de locomoção. No escritório central ainda trabalha uma equipe de advogados e estagiários que se dedica exclusivamente à pesquisa de doutrina e jurisprudência, já que a biblioteca - que conta com mais de vinte mil volumes - recebe semanalmente acórdãos de todos os tribunais estaduais do país, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais, para catalogação e arquivo, por assunto. A qualquer hora do dia ou da noite o escritório oferece atendimento 24 horas - inclusive aos sábados, domingos e feriados, os advogados podem ser contatados para assuntos de emergência mandados de segurança, habeas corpus, medidas cautelares etc.), através de linhas telefônicas específicas para o atendimento dos casos de urgência, ou dos telefones celulares dos principais membros do escritório. Com isto, em hipótese alguma, os clientes deixam de ter imediato atendimento, sempre que for necessário.
Áreas de atuação
Direito Ambiental, Direito Bancário, Direito Imobiliário, Direito Previdenciário, Propriedade Intelectual, Direito Securitário, Direito Tributário, Arbitragem, Direito Administrativo em Geral, Direito Antitruste (Anti-dumping), Direito Comercial e Corporativo (Direito Societário), Direito de Família e de Sucessões, Direito do Trabalho e Sindical, Direito dos Direito do Consumidores, Direito Processual Civil,Ações Coletivas
Idiomas
Unidades
Rio de Janeiro/RJ
Avenida Rio Branco, 1 - cj. 1609
Centro - Rio de Janeiro/RJ - 20090-003 - Brasil
Telefone: (21) 2518-1570
Porto Alegre/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - sala 820
Praia de Belas - Porto Alegre/RS - 90110-000 - Brasil
Telefone: (51) 9932807729
Brasília/DF
SCS Quadra 07 Bloco A Salas 911 e 917 Torre Pátio Brasil Shopping
Asa Sul - Brasília/DF - 70307-901 - Brasil
Telefone: (61) 3201-5052
São Paulo/SP
Rua Atlântica, 516
Jardim América - São Paulo/SP - 01440-902 - Brasil
Telefone: (11) 2106000955
Publicações


Necessária adequação da interpretação da súmula 620/STJ
Parece-nos que a inclusão de ressalva como "ressalvada a possibilidade de perda do direito à indenização, quando comprovado o nexo de causalidade entre a embriaguez e a ocorrência do sinistro" à redação atual da tese solucionaria o problema de que tratamos nestas breves linhas.

A relevância da questão federal no recurso especial
Foi promulgada a EC 125/22, criando um filtro de admissibilidade ao recurso especial, visando reduzir a quantidade de recursos submetidos ao STJ de modo que ao Tribunal se garanta a possibilidade de exercer de forma mais qualitativa suas funções jurisdicionais.

Lançamento do livro "Recurso Especial"

Novo decreto que regulamenta o SAC e a LGPD
O decreto 11.034/22 - novo decreto que regulamenta o serviço de atendimento ao cliente traz algumas disposições do ponto de vista de privacidade e proteção de dados. Algumas são previsões novas enquanto outras repetem condições que já eram estabelecidas pelo decreto 6.523/08

Da regulamentação da telemedicina no Brasil - Projeto de lei 1998/20
A regulamentação da telemedicina no Brasil, o projeto de lei 1998/20, que foi pautado para análise do Plenária da Câmara dos Deputados nos dias, 5, 6 e 7 de abril de 2022, não teve a sua matéria apreciada em face do encerramento da sessão, espera-se que o projeto entre novamente na pauta e seja finalmente apreciado.

Da necessária regulamentação da telemedicina no Brasil - Segurança jurídica e ética na prática da telemedicina
A telemedicina está no centro das recentes discussões sobre o uso da tecnologia na saúde, sobretudo em razão da pandemia da SARS-CoV-2, que alterou significativamente a prática médica em todo o mundo e, principalmente, no Brasil, carecendo de regulamentação específica, de uso não emergencial, para que sua prática tenha continuidade após a pandemia.

Josefina Álvares de Azevedo e a defesa do voto feminino
Retomar os textos de Josefina Álvares de Azevedo é não apenas resgatar a voz de uma mulher notável, mas também resgatar um período político importantíssimo, no qual foram gestadas importantes conquistas sociais que viriam no período seguinte.

Separação obrigatória de bens e a comunhão dos aquestos: Súmula 377 do STF
A comunhão de aquestos, em regime de separação de bens, desde que demonstrado o esforço comum, não se aplica à hipótese de separação convencional, entendida como aquela em que os nubentes, com idade inferior a 60 anos, optem por esta forma de gestão patrimonial em seu contrato de casamento.

Do procedimento extrajudicial e o acesso ao agente de execução no PL 6.204/19: Anverso e reverso
Esses "sistemas" apresentam-se de forma híbrida ou mista, na exata medida em que o Estado-juiz permanece do início ao fim à disposição das partes para manter a observância do devido processo legal, enquanto a prática dos atos executivos propriamente ditos realizam-se por meio da atuação de um terceiro imparcial.

Razões para atribuir as funções de agente de execução aos tabeliães de protesto
Reflexões sobre a desjudicialização da execução civil (PL 6.204/19).

O fenômeno global da desjudicialização, o PL 6.204/19 e a agenda 2030/ONU-ODS
Se por um lado pouco evoluiu a tramitação do projeto em exame, de outra parte, não faltaram debates acadêmicos, seminários, lives, eventos virtuais em geral, artigos e publicação de coletânea de estudos, colocando em evidência a magnitude do tema em voga.

Lançamento das obras "Teoria Geral do Processo" e "RDM - Revista de Direito e Medicina"
Em SP, a partir das 19h.

O Programa de Parceria de Investimentos (PPI) e as 57 privatizações do Governo Federal
O objetivo do Governo com as concessões e privatizações é, além de gerar emprego e renda, alcançar a melhora na qualidade do serviço prestado ao usuário.

Greve nas carreiras policiais: A relativação legal de um direito fundamental
Muito embora tratado formalmente como um direito social, o instituto da greve sempre esteve garantido aos trabalhadores como direito fundamental propriamente dito, ao menos desde o advento da Constituição Federal de 88.
