Sei!
TRF da 4ª região - Novo sistema torna processos administrativos totalmente eletrônicos
Em solenidade realizada na tarde de ontem, 15/12, foi oficialmente lançado o Sei! - Sistema Eletrônico de Informações, programa que permitirá a virtualização de todos os procedimentos administrativos do TRF da 4ª região. O desembargador federal Vilson Darós, presidente da corte, coordenou a cerimônia que lotou a Sala de Reuniões do Gabinete da Presidência e contou com a presença de vários magistrados, procuradores, advogados e servidores.
Eloísa, Darós e Patrícia apresentaram o novo sistema
Assim como o processo eletrônico judicial, em fase de implantação em todas unidades da Justiça Federal da 4ª região, o Sei! também foi desenvolvido por servidores da área de Tecnologia da Informação do tribunal, sem custos. Concebido para proporcionar o processamento eletrônico da documentação administrativa da corte e fazer a gestão do conhecimento de toda a informação recebida ou gerada na instituição, o Sei! é voltado para o usuário e leva a instituição a aprender novas formas de solucionar seus processos de trabalho, de forma inovadora.
Após a apresentação de uma vinheta sobre o novo sistema, também desenvolvida por uma equipe de servidores do tribunal, a coordenadora de gestão do conhecimento e de apoio à Diretoria-Geral, Patrícia Santanna Garcia, explicou que a pretensão do Sei! é de organizar os fluxos, tornando o trabalho mais sistêmico, com a busca rápida à informação necessária para uma tomada de decisão coerente.
A seguir, a diretora-geral do TRF da 4ª região, Eloísa Agra Hassen, prestou uma homenagem especial ao presidente da corte, entregando-lhe flores. Conforme Eloísa, o desembargador Darós é um magistrado "exemplar e um administrador ímpar, que deixou profundas marcas na Justiça Federal brasileira".
Justiça ágil e efetiva
Agradecido com a homenagem, o presidente da corte lembrou que, dentre as propostas de sua gestão para se atingir a meta principal – uma prestação jurisdicional, célere, ágil e efetiva – está a de desenvolver o processo eletrônico, um grande aliado. "Uma boa administração tem que visualizar um procedimento diferente nos seus processos administrativos", salientou. Felizmente, elogiou o desembargador, "tivemos uma equipe, formada por servidores das Diretorias Geral e de Tecnologia da Informação, que abraçou esta ideia".
Antes do encerramento da cerimônia, Eloísa entregou flores para o juiz federal Sérgio Tejada Garcia, convocado para atuar na corte, responsável pela coordenação da implantação do processo eletrônico judicial, e para outros servidores do tribunal.
_______________________