Migalhas Quentes

TJ/SP - Instaladas duas novas varas na Freguesia do Ó

Na tarde de ontem, 9/11, o presidente do TJ/SP, Roberto Antonio Vallim Bellocchi, instalou a 3ª vara de Família e a 4ª vara Cível do Foro Regional Nossa Senhora do Ó, zona oeste da capital paulista. Os juízes responsáveis pelas unidades são, respectivamente, Cassiano Ricardo Figueiredo Nunes Franco Soares e Anna Paula de Oliveira Dala Déa.

10/11/2009


Solenidade

TJ/SP - Instaladas duas novas varas na Freguesia do Ó

Na tarde de ontem, 9/11, o presidente do TJ/SP, Roberto Antonio Vallim Bellocchi, instalou a 3ª vara de Família e a 4ª vara Cível do Foro Regional Nossa Senhora do Ó, zona oeste da capital paulista. Os juízes responsáveis pelas unidades são, respectivamente, Cassiano Ricardo Figueiredo Nunes Franco Soares e Anna Paula de Oliveira Dala Déa. Estiveram presentes à solenidade de instalação Pedro Luis Napolitano, vice-presidente da 96ª Subsecção da OAB local; Edi Fonseca Lago, promotor de justiça; e a diretora do Fórum, Teresa Cristina Castrucci Tambasco Antunes e outros magistrados.

A juíza Anna Paula discursou em seu próprio nome e no do colega Cassiano. Ela falou sobre a satisfação que sente por chegar ao ápice da carreira na primeira instância. "Sabemos dos desafios que são enfrentamos cotidianamente para se chegar até aqui", disse. Também falou sobre o pioneirismo do tribunal paulista na criação de um foro regional totalmente digitalizado, compatível com a demanda dos dias de hoje: "Entramos na era da justiça sem papel. É o caminho sem volta da virtualização da justiça".

O presidente Bellocchi apresentou aos presentes um panorama geral do tribunal e das realizações de sua gestão. Vallim Bellocchi elogiou o Foro Regional Nossa Senhora do Ó e lembrou que praticamente todos os foros distritais ao longo do estado estão informatizados. Segundo ele, o investimento necessário para a total informatização do Tribunal envolve 420 milhões de reais. O atual projeto de informatização deve se iniciar pelas varas de execuções criminais do estado. Prosseguirá pelas varas de execuções fiscais e deve terminar com a informatização total do tribunal, em 2014.

Ao longo de sua gestão, o presidente do TJ/SP fez uma série de viagens pelo Estado a fim de conhecer as diferentes realidades judiciárias regionais. Foram visitadas a maior parte das 56 circunscrições e cerca de 275 comarcas. De acordo com Bellocchi, "foi possível visualizar pessoalmente o que dados no papel mostravam". "O foro regional da Freguesia se inclui nessa caminhada. Uma visita informal redundou na instalação de duas varas", contou o presidente, que comentou ainda a respeito de um projeto de lei que tramita na Assembléia Legislativa para a criação de mais dois foros regionais na capital – em M'Boi Mirim e na Capela do Socorro.

Foro Regional Nossa Senhora do Ó

O Foro Regional XII – Nossa Senhora do Ó abrange as regiões da Freguesia do Ó, Pirituba, Brasilândia e Bairro do Limão. Nele trabalham 125 funcionários e circulam aproximadamente trezentas pessoas diariamente. Trata-se do primeiro fórum totalmente digital do país, que conta agora com quatro varas cíveis e três varas de família. De janeiro de 2009 ao final de novembro foram distribuídas 17.968 ações. O número total de feitos em andamento é de 33.104.

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ endurece pena de juiz do RJ que se ausentou 104 dias e cedeu token

11/12/2024

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

CNJ autoriza oficiais de Justiça a registrar buscas de bens e pessoas

11/12/2024

STJ aprova súmula que veda converter flagrante em preventiva de ofício

11/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024

A face oculta do imposto do pecado

10/12/2024